Cadastro de peritos, tradutores e intérpretes do TRT/CE encontra-se disponível
- Página atualizada em 09/02/2021
Os usuários internos e externos da Justiça do Trabalho do Ceará podem acessar listagem de peritos, tradutores e intérpretes através do Sistema de Assistência Judiciária da Justiça do Trabalho (AJ/JT). Desde o fim de janeiro, o programa pode ser consultado na intranet - “Sistemas Online - AJ/JT Assistência Judiciária da Justiça do Trabalho”, assim como no portal do TRT/CE na aba “Serviços - Outros - CPTEC - Peritos, Tradutores e Intérpretes”.
A plataforma de consulta e gestão de cadastros objetiva otimizar a catalogação de profissionais que auxiliam a Justiça do Trabalho. Para ter acesso ao programa AJ/JT é necessário o registro de chamado na Central de Atendimento de T.I. Liberada a consulta, o servidor ou magistrado poderá visualizar o status e cadastro do profissional. Atualmente, em torno de 400 peritos estão registrados no software.
De acordo com Fabiano Rego de Sousa, diretor da Divisão de Orçamento e Finanças e Administrador Regional do AJ/JT, as principais ferramentas do programa referem-se à visualização do cadastramento detalhado, currículos, diplomas, certidões de regularidade do conselho profissional, informação dos municípios onde o expert deseja atuar, além das análises do cadastro e domicílio fiscal.
O gestor destacou, ainda, que oportunamente será viabilizada a nomeação do perito, requisição e solicitação de pagamento. “O sistema trará maior transparência, isonomia e celeridade, pois permitirá a gestão dos pagamentos no próprio sistema, em substituição ao Processo Administrativo Eletrônico (Proad)”, conclui Fabiano.
Cadastro no site
No sítio eletrônico do TRT/CE, os usuários externos poderão acessar o sistema na aba “Serviços - Outros - CPTEC - Peritos, Tradutores e Intérpretes”. Além da consulta de profissionais, os interessados poderão realizar o seu cadastro, inclusão e retificação de dados.
De acordo com art. 2º da Resolução TRT/CE nº 11/2020, o credenciamento realizado pelo profissional no Sistema AJ/JT e a documentação apresentada serão validados pela Secretaria Judiciária e pela Divisão de Orçamento e Finanças.
A iniciativa está em consonância com a Resolução do CNJ nº 233/2016, que dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus.