logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Três varas do trabalho do Ceará estão entre as 15 com melhor desempenho no País

A Justiça do Trabalho do Ceará é destaque no ranking do Índice Nacional de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGest). O relatório, divulgado no dia 21 de janeiro deste ano, mostra três varas do trabalho do Estado entre as 15 com melhor desempenho no Brasil. A Vara do Trabalho de São Gonçalo do Amarante conquistou o 7º lugar, a unidade de Crateús ficou na 14ª colocação e a Vara do Trabalho do Eusébio conseguiu o 15º lugar entre as 1.567 varas trabalhistas existentes no País. O levantamento divulgado é referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020.

O iGest é desenvolvido e mantido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho em todo o País. O sistema consolida os números considerando o acervo de processos, a celeridade nos julgamentos, a produtividade e a taxa de congestionamento em relação à força de trabalho disponível na respectiva unidade.

A juíza titular da Vara do Trabalho de São Gonçalo do Amarante, Fernanda Monteiro Lima Verde, credita os bons resultados da unidade à dedicação da equipe e ao bom entrosamento entre juízes, diretor e servidores. “É um trabalho de equipe, e sempre pensando juntos na eficiência. Nós buscamos aprimorar todos os serviços da Vara e também fazemos uma fiscalização constante de todos os procedimentos para aperfeiçoá-los”, ressalta.

Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, o resultado é um feito histórico, porque foi conquistado em plena pandemia. “Mesmo durante o período de suspensão das atividades presenciais, conseguimos manter a produtividade e alcançar ótimos índices de produtividade. Fica aqui meus parabéns aos juízes e servidores que trabalham nas varas de São Gonçalo do Amarante, Crateús e Eusébio”, ressalta a magistrada.

Desde o dia 13 de março de 2020, magistrados, servidores e estagiários da Justiça do Trabalho do Ceará passaram a trabalhar de forma remota, por meio do teletrabalho, para evitar contágio do coronavírus. Daquela data até o final de dezembro do ano passado, o Painel de Acompanhamento de Produtividade do TRT/CE registrou 59.630 mil sentenças proferidas e o pagamento de R$ 182,7 milhões em alvarás judiciais e R$ 11,1 milhões em precatórios.

Atualmente, a Justiça do Trabalho do Ceará encontra-se na fase três de seu Plano de Retomada das Atividades Presenciais. O Plano contempla quatro etapas. Assim, o atendimento ao público externo está sendo realizado, prioritariamente, por meio remoto. O horário de atendimento presencial é das 9h às 11h, mediante agendamento prévio. Nesta 3ª fase, as varas do trabalho podem realizar audiências presenciais, sem limite de pauta diária. No entanto, as audiências devem ser realizadas preferencialmente por videoconferência. 

Dados

O iGest é medido com base no desempenho apurado nos últimos 12 meses e pode ser contextualizado nos cenários de âmbito nacional, regional ou municipal, e, ainda, conforme o porte ou o número de casos novos. O Índice avalia todas as Varas do Trabalho, agrupando-as de acordo com o desempenho: há as faixas das 25% com o melhor desempenho, das 25% com o pior desempenho e das 50% restantes. Os mesoindicadores foram adotados de acordo com os objetivos estabelecidos no Plano Estratégico da Justiça do Trabalho entre 2015-2020.