logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Janeiro Branco: Campanha busca prevenção de doenças relacionadas à mente

“Todo Cuidado Conta!” é o tema da campanha Janeiro Branco deste ano. A iniciativa mundial, que acontece desde 2014, é dedicada à conscientização e à prevenção de doenças relacionadas à mente. A Justiça do Trabalho do Ceará mais uma vez adere à campanha e chama a atenção da população em geral para os cuidados com a saúde emocional.

Segundo a psicóloga da Divisão de Saúde do TRT/CE Mariana Lima, o evento tem um efeito simbólico para conscientizar e chamar a atenção da população para a problemática. “A campanha pretende ajudar as pessoas a falarem mais sobre o assunto e a desmistificar o preconceito diante da possibilidade de possuírem algum tipo de transtorno mental ou sofrimento psíquico”, explica.

Nesta oitava edição, a campanha está focada nos cuidados com saúde mental durante a pandemia. “É um Janeiro Branco diferente. A campanha tem sua importância redobrada por conta dos efeitos da pandemia, que agravou questões ligadas à saúde mental”. Mariana recomenda a visita ao site da campanha (www.janeirobranco.com.br), onde há orientações para prevenção de doenças relacionadas a saúde emocional. Veja a seguir algumas dicas:

Meditação e saúde emocional andam juntas

Uma das práticas confirmadas cientificamente que ajuda na sua saúde emocional é a meditação. Parar 5 minutinhos do seu dia, fechar os olhos e meditar traz muitos benefícios tanto físicos quanto emocionais.

A partir desta prática, é possível focar no tempo presente, trabalhar a respiração e reduzir a ansiedade. Além disso, é um carinho consigo mesmo, pois com ela, você consegue tirar um tempo para si.

E não precisa ser um grande expert para aderir à prática. Hoje em dia, diferentes áudios e vídeos de meditação guiada te ajudam a trilhar essa jornada sem precisar sair de casa.

Cuidando da saúde emocional: registre suas emoções

Registrar emoções é muito importante no processo de autoconhecimento. Com esse recurso, é possível ter um panorama das suas emoções ao longo da semana, o que facilita a auto-observação e trabalha a inteligência emocional.

Ter um diário emocional digital te ajuda a identificar padrões de comportamento físicos e emocionais, além de hábitos diários, te dando a possibilidade de entender mais sobre si e entender o que precisa ser melhorado e abordado no processo terapêutico.

Pratique o autocuidado

Praticar o autocuidado é separar um tempo para si e sua saúde emocional; é tirar um momento para se ver, se ouvir, parar por alguns minutos e prestar atenção aos seus sentimentos.

Com a grande gama de conteúdos disponíveis na internet hoje em dia, é possível encontrar o perfeito para te acompanhar no seu momento de autocuidado. Ouvir uma música ou um podcast e assistir a um vídeo no Youtube são práticas simples, mas que ajudam neste processo.

Assista a uma entrevista com o psicólogo idealizador da campanha, Leonardo Abrahão: