logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno é empossada presidente do TRT/CE

Nesta sexta-feira (4/12), a desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno foi empossada presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). A Gestão 2021-2022 também terá a desembargadora Fernanda Uchoa como vice-presidente e o desembargador Paulo Régis Machado Botelho como corregedor-regional. A cerimônia ocorreu na sede do órgão, em Fortaleza, de modo híbrido: presencialmente na Sala de Sessões do Tribunal, restrita a poucas pessoas, cumprindo os protocolos de segurança contra o coronavírus; e remotamente, em sala virtual para convidados na plataforma Google Meet e transmissão ao vivo pelo canal do TRT/CE no Youtube.

Confira mais fotos do evento aqui.

Em seu discurso de posse, a nova presidente do TRT/CE destacou que, em períodos como o da pandemia do coronavírus, é importante ter calma, paciência e ouvir a ciência para garantir a segurança de todos. “Neste momento excepcional, nos reinventamos para continuar prestando à sociedade um serviço jurisdicional efetivo e de excelência”.

A magistrada, que tem toda sua vida profissional dedicada à Justiça do Trabalho, terá como desafios o corte orçamentário do Tribunal. “Nós hoje temos mais de 100 servidores aposentados que não temos como repor. As pessoas vão se aposentando e não temos como recuperar essa força de trabalho. Em meio a isso, temos um concurso que esperamos conseguir chamar novas pessoas”, destacou a desembargadora.

No âmbito administrativo, Regina Gláucia tem como prioridade trazer um laboratório de inovação e pesquisa para o funcionamento do TRT/CE. "Por meio desse espaço, de modo democrático, vamos pensar no futuro do nosso país e do nosso Tribunal”, salientou.

O desembargador Plauto Porto deixa a presidência do órgão, cargo que ocupava desde junho de 2018. Em discurso, o magistrado agradeceu magistrados, servidores e diretores pela colaboração durante o período de sua gestão e destacou a proatividade do TRT/CE durante os piores meses da pandemia. “Nesse período, múltiplos atos foram expedidos, buscando manter a segurança de magistrados e garantindo bons serviços jurisdicionais”, declarou o magistrado.

A cerimônia contou com a participação de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no modo presencial com Izolda Cela, vice-governadora do Ceará; Ronaldo Feitosa, juiz do trabalho presidente da Amatra7; Mariana Férrer, procuradora-chefe do MPT/CE; Bento Herculano, desembargador presidente do TRT21; Ruth Barbosa, corregedora-regional do TRT11; Noêmia Porto, presidente da Anamatra; e José Marcelo Pinheiro, presidente da Atrace. Virtualmente, a presente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, esteve presente e discursou parabenizando os novos empossados.

Corregedoria-Regional

O novo corregedor-regional do TRT/CE, desembargador Paulo Régis Botelho, falou do papel da tecnologia no exercício da Justiça do Trabalho do Ceará, mas preconizou a importância da interação física. “Aquilo que foi bom nas audiências virtuais deve ficar, mas vamos voltar em algum momento às audiências presenciais, compartilhando de modo telepresencial. É uma mudança de paradigma o cidadão reclamante não estar presente, mas nos adaptamos às condições”, disse o magistrado.

Panorama do TRT/CE

A nova presidente terá o desafio de conduzir o TRT/CE na continuidade da pandemia do novo coronavírus. Desde março, quando o Governo do Estado publicou decreto com medidas para enfrentamento ao problema, magistrados, servidores e estagiários passaram a trabalhar de forma remota, e paulatinamente estão retomando o trabalho presencial.

A Justiça do Trabalho cearense possui 37 varas em funcionamento. São 18 unidades na capital, instalados no Fórum Autran Nunes, no Centro de Fortaleza, e 19 varas no interior e Região Metropolitana. 981 servidores, 80 magistrados de primeiro e segundo graus e 242 estagiários compõem o quadro funcional do TRT/CE, que é um dos Tribunais mais antigos do país: em 2021, completará 80 anos.

Currículo

A desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno ingressou na magistratura em 1990, quando tomou posse como juíza do trabalho substituta em Manaus (AM). Em 1992, foi transferida para a Justiça do Trabalho cearense, onde atuou nas varas do trabalho de Juazeiro do Norte, Crateús, Quixadá, Baturité e nas 8ª e 13ª Varas do Trabalho de Fortaleza.

Foi promovida a desembargadora do TRT/CE, por merecimento, em 2012. Desde junho de 2018, ocupava o cargo de vice-presidente.

Confira mais fotos do evento aqui.