logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Centenário do desembargador Osmundo Pontes é celebrado pelo TRT/CE

Na manhã da sexta-feira (6/11), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) promoveu solenidade em homenagem ao centenário do desembargador Osmundo Pontes, falecido em 1995. A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões do Pleno, na sede do órgão em Fortaleza, e também contou com a abertura da exposição “Osmundo Pontes: 100 anos entre a toga e a crônica”, sobre a vida do magistrado. O evento foi restrito para convidados e familiares, devido às recomendações de distanciamento social em razão da pandemia do coronavírus.

Veja mais fotos do evento aqui.

A sessão solene foi promovida no intuito de homenagear o magistrado, que faria 100 anos no dia 4 de novembro de 2020. No início do evento, foi exibido um vídeo sobre a vida de Osmundo. Assista:

A solenidade seguiu com uma fala do presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Porto. “Comemorar o centenário de Osmundo Pontes é celebrar um legado para a Justiça do Trabalho do Ceará. Ele sempre mostrou fibra, inteligência e dedicação para exercer atividade intensa e de excelência no Judiciário”, afirmou Plauto.

A viúva de Osmundo, senhora Cybele Pontes, mostrou-se feliz e emocionada com a homenagem. “Essa solenidade remete à vida do Osmundo, que traz lembranças queridas e inesquecíveis para toda a família. Esta homenagem me sensibiliza, pois me faz recordar momentos especiais”, disse Cybele.

Exposição

A exposição “Osmundo Pontes: 100 anos entre a Toga e a Crônica” é uma iniciativa da Seção de Memória em parceria com a Divisão de Comunicação Social do TRT/CE, e busca contar a história do magistrado por meio de 22 fotografias da sua vida profissional no Direito do Trabalho. Por enquanto, a mostra fotográfica é restrita a magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e convidados, devido às recomendações de distanciamento social para combater o coronavírus. Quando o TRT/CE normalizar seu funcionamento, será aberta ao público em geral.

“A exposição tem como objetivo promover uma aproximação da sociedade com o Poder Judiciário brasileiro por meio da divulgação histórica da Justiça do Trabalho do Ceará”, declarou Cláudia Giovana Lopes, chefe da Seção de Memória do TRT/CE.

Na ocasião também aconteceu o pré-lançamento da biografia de Osmundo Pontes, com o mesmo título da exposição. O livro, escrito pelo jornalista e servidor do TRT/CE Eliézer Rodrigues, conta, por meio de textos e registros fotográficos, a trajetória de Osmundo no Jornalismo, na Literatura e no Judiciário cearense.

“Realizar a publicação foi um desafio, porque trabalhar com biografias é algo novo para mim. Entrei em contato com a família dele, que me passou todo o material necessário. O eixo principal do livro é o personagem do Osmundo, mas o livro discorre sobre vários temas”, explicou o biógrafo.

Confira a versão digital do livro aqui.