logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE alcança sua melhor avaliação de Governança em Tecnologia da Informação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza anualmente diagnósticos para aferir o nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento referentes à Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário. Neste ano de 2020, a Justiça do Trabalho do Ceará recebeu o selo inédito de nível “Aprimorado”, e, em algumas categorias, o nível de “Excelência”.

Este levantamento é decorrente da implementação da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD), estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução nº 211/2015 para o período de 2015-2020. O resultado foi apurado pelo índice de Governança iGovTIC-JUD.

iGovTIC-JUD

De acordo com Joarez Dallago, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT/CE (Setic), o iGovTIC-JUD é um indicador do nível de maturidade da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Regional. “O indicador representa a capacidade do órgão de gerir seus recursos de TIC, de forma a atender com eficácia aos seus usuários e contribuir para o resultado do Tribunal como um todo perante à sociedade”, afirmou o gestor.

O iGovTIC-JUD avalia sete "dimensões": Políticas de Planejamento; Estruturas, Macroprocessos e Processos; Competências, Desenvolvimento e Desempenho das Pessoas; Riscos, Monitoramento e Auditoria - Controle de Gestão; Sistemas, Integração e Nivelamento; Serviços de Infraestrutura; e Força de Trabalho.

Joarez Dallago esclarece que dentro de cada uma dessas dimensões existe o envolvimento de vários setores da estrutura da Setic. “O modelo de gestão que adotamos, onde as decisões são tomadas em conjunto, certamente foi fator crítico para esse resultado”. O diretor reforçou, ainda, a importância de vários setores do Tribunal, notadamente, a participação da Presidência e dos Comitês de Governança e Segurança de TIC, que geraram as principais diretrizes e políticas a serem executadas pela área de informática.

Resultado

Até 2019, a Justiça do Trabalho do Ceará era contemplada com o nível de maturidade “Satisfatório”, variando com índices iGovTIC-JUD de 0,49 a 0,67. O índice pode variar de zero a um. Com o novo resultado do Diagnóstico de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário - 2020 (iGovTIC-JUD), o Regional cearense apresentou índice geral 0,75, alcançando nível “Aprimorado”. Nas dimensões "Políticas de Planejamento" e "Sistemas, Integração e Nivelamento", o TRT/CE obteve avaliação com nota de “Excelência”.