logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE é finalista em três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020

Três projetos desenvolvidos pela Divisão de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) foram selecionados como finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020 (PNCJ). A Justiça do Trabalho cearense concorre nas categorias programa de TV (Programa Justiça do Trabalho), publicação especial (livro “A Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade”) e em artigo acadêmico (“Critérios de noticiabilidade: uma análise das decisões judiciais da Justiça do Trabalho do Ceará). A premiação, que recebeu inscrições de 198 trabalhos provenientes de 43 órgãos de todo o Sistema de Justiça do Brasil (tribunais, ministérios públicos, defensorias públicas, associações de classe e OABs), divulgará os vencedores de suas 13 categorias no dia 16 de outubro, em evento on-line.

Um júri formado por profissionais e acadêmicos renomados na área da Comunicação elegeu os três melhores trabalhos em cada categoria. Além do TRT/CE, apenas outros dois órgãos conquistaram três indicações nesta edição do Prêmio: o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a Defensoria Pública do Ceará (DPCE).

O Judiciário Trabalhista também está representado na premiação com projetos finalistas do TRT23 (MT) e TRT4 (RS).

O Ceará é o estado brasileiro que mais obteve trabalhos selecionados. Entre os 40 projetos finalistas, 10 são de órgãos cearenses (três do TRT/CE, três da DPCE, dois do TRE/CE e dois do TJCE).

Programa de TV

O programa de TV do TRT/CE, chamado Justiça do Trabalho, está há 11 anos no ar e é veiculado semanalmente na TV Ceará e na TV Fortaleza, além de ter todas as edições disponibilizadas no canal do TRT/CE no YouTube. O programa tem formato de entrevista e aborda temas relacionados ao Direito Trabalhista, ao mercado de trabalho e à Justiça do Trabalho. A cada edição, uma reportagem introduz o tema do dia e, no estúdio, juristas e especialistas convidados fazem a análise detalhada do assunto em pauta.

Esta é a segunda vez que o Programa Justiça do Trabalho é finalista do PNCJ. A primeira vez foi em 2010, quando ainda se chamava De Fato e De Direito e era gravado nos estúdios da TV Ceará. Em 2015, o programa passou a ser gravado em estúdio próprio do TRT/CE e ganhou novos cenário e nome. A produção jornalística do programa é executada pelos servidores da Divisão de Comunicação Social do TRT/CE, enquanto a produção técnica fica a cargo da empresa terceirizada F3 Produções. A apresentação do programa é da jornalista Camilla Andrade e as reportagens são do jornalista Leonardo Marinho.

O Programa Justiça do Trabalho concorre nesta categoria com os programas Jornada (TST) e Judiciário em Evidência (TJCE).

Publicação especial

Lançado em novembro de 2019, o livro "A Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade”, escrito pelo servidor Eliézer Rodrigues, é finalista na categoria publicação especial, que avalia obras de comunicação impressas, sem periodicidade definida, incluindo-se relatórios de gestão, calendários, cartilhas, livros, entre outros. A realização do livro foi incentivada pela Presidência do TRT/CE como política institucional de produção cultural e de memória da Justiça do Trabalho do Ceará.

Em 250 páginas, a obra apresenta as transformações verificadas ao longo de mais de um século na importante via de Fortaleza, fazendo um resgate de algumas histórias já conhecidas e costurando-as com outras inéditas, evidenciando o desenvolvimento social, político, modal e cultural da capital cearense.

O prédio sede da Justiça do Trabalho do Ceará, cuja construção ocorreu na década de 1940, é uma das importantes edificações abordadas no livro. “O texto jornalístico de Eliézer retrata anônimos e ilustres, edificações públicas e privadas, unidos pela privilegiada localização geográfica que os permitiu serem testemunhas do crescimento urbano e econômico de Fortaleza. O livro, assim, registra na história momentos e situações que estavam soltas no tempo, mas que a partir desta obra ficam ligadas no espaço”, avalia Hugo Cardim, diretor de Comunicação Social do TRT/CE e revisor editorial do projeto.

A publicação concorre nesta categoria com o livro “TRF5 30 Anos – O Tempo e a História” (TRF5) e com o livro “Tribunal de Justiça de São Paulo 145 anos – A História da Justiça Bandeirante” (TJSP).

Artigo acadêmico

A servidora Jamille Ipiranga é a autora do projeto finalista “Critérios de noticiabilidade: uma análise das decisões judiciais da Justiça do Trabalho do Ceará”. No artigo acadêmico, a jornalista pesquisou como os valores-notícia identificados em decisões judicias influenciam na boa repercussão de matérias jornalísticas jurídicas baseadas em sentenças ou acórdãos do TRT/CE.

A partir da análise das cinco matérias com mais visualizações no site do TRT/CE entre janeiro e maio de 2020, a pesquisa identificou valores-notícia como alcance, notoriedade das partes, interesse humano, feitos excepcionais e atualidade, concluindo que o expressivo acesso a essas notícias e sua divulgação na imprensa são influenciados diretamente pela constância dos valores-notícia nos textos, notadamente quando há três ou mais critérios de noticiabilidade identificados.

Segundo Jamille, o resultado da pesquisa evidencia a relevância das matérias publicadas nas plataformas institucionais da Justiça do Trabalho do Ceará, “além de respaldar o profissionalismo das diversas atividades desempenhadas pela Divisão de Comunicação Social do TRT/CE”, avalia a recém-formada jornalista, que está há apenas um ano e três meses no setor.

Antes disso, a servidora atuou por 23 anos na área-fim do Tribunal, e migrar de carreira não foi fácil, relata. Para ela, o reconhecimento de seu projeto como finalista do Prêmio reforça que fez a escolha correta. “O anúncio da seleção do artigo em uma premiação nacional sinaliza o acerto dessa decisão tão maturada e desejada na minha vida profissional. Fazer o que se gosta é a melhor premiação que existe”, comemora.

O artigo acadêmico da representante do TRT/CE concorre na categoria com os projetos “Pandemia, Instagram e Comunicação Pública: A campanha #Todosportodos do TJRJ e o engajamento nas redes” (TJRJ) e “Redes sociais em tempos de desinformação” (TRE-TO).

Sobre o Prêmio

Esta é a 18ª edição do PNCJ, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. A premiação consiste na entrega de troféus e certificados.

O setor de Comunicação Social do TRT/CE já foi finalista do Prêmio outras seis vezes: em 2009 (projeto temático); em 2010 (programa de TV); em 2013 (artigo acadêmico); em 2015 (artigo acadêmico e vídeo institucional); e em 2017 (artigo acadêmico). Dessas indicações, o TRT/CE venceu três vezes na categoria artigo acadêmico, todos de autoria do servidor Hugo Cardim.

Confira a relação completa dos indicados ao Prêmio deste ano no site do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.