logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Clóvis Valença Filho toma posse como desembargador do TRT/CE em cerimônia virtual histórica

Na manhã desta sexta-feira (28/8), Clóvis Valença Alves Filho tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). A cerimônia foi histórica, por ser o primeiro empossamento da Justiça do Trabalho do Ceará a ocorrer de modo virtual com transmissão ao vivo pelo canal do TRT/CE no Youtube. A solenidade contou com a presença de vários magistrados trabalhistas e do governador do estado, Camilo Santana. Assista ao vídeo da sessão solene:

Em seu discurso de posse, o novo desembargador exaltou o papel da Justiça do Trabalho durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. “Presto solidariedade aos mais de 100 mil mortos pela covid-19. Passamos por um momento muito delicado, mas deve-se ressaltar o papel da Justiça em garantir que contratos de trabalho sejam honrados, para o desenvolvimento econômico do país”, afirmou.

Durante a solenidade, o desembargador Paulo Régis Machado Botelho registrou satisfação com a nomeação de Clóvis. “Em quase trinta anos de Magistratura, notabilizou-se pelo trabalho incansável e pela conduta reta e justa, conduzindo os processos com o devido rigor, na busca incessante pela solução dos conflitos, assegurando às partes a mais correta distribuição da justiça", afirmou. O desembargador também observou que Clóvis Valença Filho é o primeiro magistrado a ser promovido ao segundo grau da Justiça do Trabalho do Ceará sem passar por nenhuma titularidade em varas da Capital.

Merecimento

Nomeado desembargador pelo critério de merecimento pela Presidência da República na última terça-feira (25/8), a partir de escolha em lista tríplice, em cargo que pertencia ao desembargador Judicael Sudário de Pinho, falecido em janeiro deste ano. O novo membro do TRT/CE integrará a Terceira Turma de Julgamento e a Seção Especializada II.

Carreira

Clóvis Valença Alves Filho atua na magistratura trabalhista desde 1994, quando ingressou na carreira como juiz do trabalho substituto no TRT/CE. Em 1996, assumiu a titularidade da Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Juazeiro do Norte (atual 2ª Vara do Trabalho do Cariri), onde ficou até 1998, quando passou para a JCJ do Crato (atual 1ª Vara do Trabalho do Cariri). Em 2013, recebe a titularidade da 3ª Vara do Trabalho do Cariri, onde permanece até a posse como desembargador. Foi diretor do Fórum Trabalhista da Região do Cariri entre 2010 a agosto de 2018 e de 2019 até então.

Natural de Recife (PE), é formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com especialização em Direito Processual Civil e Trabalhista pela Universidade Potiguar (UNP-RN) e em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão-CE). Lecionou em cursos de graduação e pós-graduação na Unicap, Unileão, Faculdade Paraíso (FAP) e Universidade Regional do Cariri – URCA.

Antes de ser juiz, atuou no TRT da 6ª Região (PE) como diretor de secretaria, assessor de desembargador e assessor de presidente, e ainda como assessor de ministro do Tribunal Superior do Trabalho.