• Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker

Prazos processuais voltam a correr nas VTs do Cariri e de Iguatu na segunda-feira (27/7)

No último sábado (25/7), o Governo do Ceará publicou novo Decreto que prorroga o isolamento social no Estado para combater a disseminação do coronavírus. Entretanto, o sistema de isolamento social rígido (lockdown) foi relaxado nas cidades que ainda se encontravam nessa situação, como Juazeiro do Norte e Iguatu. Assim, a contagem dos prazos de processos que tramitam nas Varas do Trabalho do Cariri e de Iguatu volta a correr a partir desta segunda-feira (27/7).

Agora, com a retirada do sistema de lockdown dos municípios cearenses, todas as unidades judiciárias da Justiça do Trabalho do Ceará encontram-se com prazos processuais fluindo normalmente.

Anteriormente, a restrição da contagem de prazo seguia Resolução do Conselho Nacional de Justiça, que determina aos órgãos do Poder Judiciário que, “em caso de imposição de medidas sanitárias restritivas à livre locomoção de pessoas (lockdown) por parte da autoridade estadual competente, ficam automaticamente suspensos os prazos processuais nos feitos que tramitem em meios eletrônico e físico, pelo tempo que perdurarem as restrições”.

Legislação

O TRT/CE criou uma página específica em seu site (menu Legislação, item Atos Covid-19) onde compila os atos, resoluções, decretos e outros dispositivos legais que tratam de determinações relativas à crise do coronavírus. Os documentos abrangem tanto normativos da Justiça do Trabalho do Ceará quanto aqueles publicados pelo TST, CSJT, CNJ, Governo Estadual e Prefeitura de Fortaleza. Acesse a página aqui.

Contagem de prazos: retrospectiva

Desde o dia 8 de junho, os prazos processuais voltaram a correr na Justiça do Trabalho do Ceará nas cidades onde o sistema de isolamento social foi relaxado. Antes dessa data, a contagem havia sido suspensa em razão do estado de isolamento social rígido (lockdown) estabelecido pelo Governo Estadual. Mas, mesmo durante a pandemia, houve período em que os prazos não ficaram suspensos. Para recapitular em quais dias a contagem dos prazos processuais ficou suspensa, o TRT/CE preparou um infográfico com a retrospectiva dos marcos temporais nesse período de pandemia. Clique aqui para ver.