logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Rapper Emicida lança música com alerta sobre trabalho infantil no Brasil

O cantor e rapper Emicida gravou uma música especial para alertar sobre os riscos do trabalho infantil no Brasil. A canção “Sementes” conta com a participação da cantora Drik Barbosa e faz parte da campanha nacional contra o trabalho infantil realizada pela Justiça do Trabalho, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). A iniciativa alerta para o risco de crescimento da exploração do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do coronavírus.

Já disponível nos aplicativos de streaming, a faixa ganhou também um videoclipe, que pode ser conferido no canal de YouTube do rapper paulista. Assista:

"A gente vive um momento em que é necessário falar sobre a problemática da covid-19 nas periferias. Isso é urgente. A persistente falta de atenção dada ao trabalho infantil, algo que vem bem antes dessa pandemia surgir, se agrava ainda mais neste período, que deveria ser de paralisação e isolamento, mas resulta no inverso: mais crianças sendo empurradas para uma situação de trabalho desumano", diz Emicida.

Na música, o artista compara as crianças com sementes em desenvolvimento e lembra que ambas não devem sofrer pressão no seu processo de florescimento. "É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade. Pra ser um adulto sem tumulto, não existe atalho. Em resumo, crianças não têm trabalho" é um trecho da canção.

A letra de "Sementes" passa por tópicos alarmantes sobre a realidade do trabalho infantil no Brasil. No trecho em que Drik Barbosa diz que o trabalho infantil tem cor e endereço, ela se refere ao fato de que o número de crianças e adolescentes negros nessa atividade é maior do que o de não de negros (1,4 milhão e 1,1 milhão, respectivamente). A voz da artista também versa sobre uma menina que, aos 8 anos de idade, limpa casa de família em troca de comida. Nesse caso, ela aponta para a triste realidade de que, quando se trata de trabalho infantil doméstico, as meninas são a maioria (94,2%).

Campanha 

Com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha nacional está alinhada à iniciativa global proposta pela OIT. O objetivo é conscientizar a sociedade e o Estado sobre a necessidade de maior proteção a essa parcela da população, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus.

Ações nacionais

Para marcar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, haverá um webinário (seminário virtual), transmitido pelo canal do Tribunal Superior do Trabalho no Youtube. O evento conta com o apoio do Canal Futura e vai debater questões como o racismo no Brasil, os aspectos históricos, os mitos, o trabalho infantil no contexto da covid-19 e os desafios da temática pós-pandemia.

Além disso, nas redes sociais serão exibidos 12 vídeos com histórias de adultos que trabalharam na infância e hoje percebem os impactos negativos desta experiência. A série, intitulada “12 motivos para a eliminação do trabalho infantil” será divulgada a partir do dia 15/6.

Ações regionais

A gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT/CE preparou ações locais para aderir à iniciativa. Além da ampla divulgação de todas as ações da campanha nos canais de comunicação social da Justiça do Trabalho do Ceará, o TRT/CE produziu uma série especial com dez edições do programa de rádio Minuto do Trabalho para ajudar a esclarecer alguns dos aspectos legais ligados ao tema. Quem participa para explicar o assunto é a juíza do trabalho Karla Yacy, uma das gestoras regionais do Programa. O Minuto do Trabalho está disponível no canal do TRT/CE na plataforma SoundCloud.

Também haverá a realização de um bate-papo literário virtual com o tema “A literatura infantojuvenil no combate e prevenção às violações de direitos”, que acontecerá no dia 16 de junho, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRT/CE no Youtube.

A veiculação das edições do Minuto do Trabalho, da música dos rappers e do spot (propaganda sonora) da campanha contará com a parceria da rádio Terra do Sol, emissora on-line da Prefeitura de Fortaleza que é transmitida na internet e ao longo do dia nos sete terminais de ônibus da capital (Antônio Bezerra, Papicu, Parangaba, Lagoa, Siqueira, Messejana e Conjunto Ceará), além das estações de BRT. A programação da rádio atinge em média 1,2 milhão de passageiros por dia.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social do TST