Dia do Meio Ambiente: TRT/CE debate ações de sustentabilidade na pandemia
- Página atualizada em 28/06/2023
O “Meio Ambiente e a Sustentabilidade na Pandemia e Pós-Pandemia – Repensando Nosso Futuro Comum” foi o tema da live ocorrida na quarta-feira (3/6), promovida pela Rede de Sustentabilidade Ecos do Ceará, da qual a Justiça do Trabalho do Ceará faz parte. A iniciativa contou com a participação do presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Porto, da professora e ambientalista Virgínia Moura Miller e do Secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno. O intuito do encontro virtual é fomentar o conhecimento em prol do meio ambiente e do desenvolvimento humano por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Assista ao debate abaixo:
O desembargador Plauto Carneiro enumerou algumas das ações realizadas pela rede Ecos do Ceará. “Iniciativas voltadas à promoção da cidadania, do consumo consciente, das contratações sustentáveis, da preservação do meio ambiente, da coleta seletiva, da logística reversa, do incentivo ao voluntariado e da inclusão de grupos vulnerabilizados por suas situações econômica e social”.
O presidente do TRT/CE afirmou que a administração do TRT/CE apoia o trabalho desenvolvido pela rede Ecos do Ceará. “Envolve magistrados e servidores no cumprimento da verdadeira vocação da Justiça do Trabalho, que é promover Justiça Social, e isto está intrínseco no conceito de sustentabilidade”, analisou o magistrado.
Em sua apresentação, a ambientalista Virgínia Miller explanou sobre alfabetização ecológica, princípios básicos de ecologia e sustentabilidade. “O futuro da humanidade dependerá da nossa alfabetização ecológica. Temos que repensar os modelos econômicos para repensar a capacidade de suporte dos ecossistemas”, afirmou.
A professora também fez reflexões sobre o momento de pandemia no mundo. “Que a gente possa viver esse momento para transformar a nossa relação com o mundo e o relacionamento com nossos filhos e nossos netos”, concluiu.
O secretário do meio ambiente do Ceará, Artur Bruno, fez uma retrospectiva das ações do governo estadual voltadas para a preservação do meio ambiente, especialmente relativas à Bacia Hidrográfica do Cocó. Segundo o secretário, o objetivo das ações é “criar condição para que a população tenha sentimento de pertencimento ao Cocó e lutar pela sua preservação”.
Coral Sétima Voz e Vozes da Justiça
Os corais Sétima Voz (composto por servidores da Justiça do Trabalho) e Vozes da Justiça (composto por servidores do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça e Justiça Federal) se uniram através de encontros virtuais e produziram um videoclipe em homenagem à Semana do Meio Ambiente e à cultura nordestina de festejos de São João, cantando as músicas “Xote Ecológico”, que fala de meio ambiente e poluição, e “É Madrugada”, lembrança das festas juninas no Nordeste. Assista ao clipe abaixo:
Rede de Sustentabilidade
Formalizada em 2019 através de protocolo de cooperação técnica, a Rede de Sustentabilidade Ecos do Ceará é composta pela Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Federal, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Universidade Federal do Ceará.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
A Live promovida pela Rede Ecos do Ceará está vinculada ao ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis), ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes (Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis) e ao ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação (Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável).