As novas tecnologias e o mundo do trabalho são tema de live com magistrados trabalhistas
- Página atualizada em 15/05/2020
Os impactos das tecnologias de aplicativos de serviços nas relações de trabalho, a chamada “uberização do trabalho", foram o assunto central de uma live com três magistrados trabalhistas transmitida pelo canal do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) no Youtube. O encontro virtual aconteceu nesta sexta-feira (15/5) e pode ser assistido abaixo.
Com o título “O Mundo do Trabalho, as Novas Tecnologias e Temas Correlatos”, a videoconferência com os desembargadores José Antonio Parente e Pepe Chaves, juntamente com o juiz do trabalho Raimundo Neto, aborda pontos polêmicos como, por exemplo, a questão da proteção social dos trabalhadores de aplicativos. Muitos deles, em razão da precarização do trabalho e da baixa remuneração que recebem, estão fora do sistema de proteção social.
Há vínculos empregatícios entre os trabalhadores de aplicativos e as plataformas tecnológicas de serviços? E as normas de saúde e segurança do trabalho estão sendo respeitadas? Qual o futuro do emprego e do empregado com o avanço das novas tecnologias? Esses são outros tópicos enfrentados pelos magistrados trabalhistas no encontro virtual.
Especialistas
O desembargador José Antonio Parente da Silva é o corregedor em exercício do TRT/CE. O desembargador aposentado do TRT de Minas Gerais Pepe Chaves é professor de Direito do Trabalho no IEC da PUC de Minas. O juiz do trabalho Raimundo Neto atua vinculado às Varas do Trabalho de Sobral, no Ceará. Ele é mestrando em Filosofia com pesquisa em “Trabalho e Uberização”.