logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Resultado de pesquisa de satisfação sobre a Justiça do Trabalho é divulgado

A Ouvidoria do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) divulgou o resultado da pesquisa realizada no período de 9 a 27 de março deste ano. A consulta revela que mais de 60% dos públicos interno (magistrados e servidores) e externo (advogados e demais usuários) avaliam positivamente a Justiça do Trabalho em questões como atendimento, profissionalismo, espaços físicos e o papel pacificador da instituição junto à sociedade.

A pesquisa realizada com o público externo ouviu 951 usuários da Justiça do Trabalho, a maior parte advogados. Os respondentes assinalaram o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que iriam avaliar, ou seja, escolheram especificamente o Regional sobre o qual queriam manifestar sua opinião. O TRT cearense foi destaque na pesquisa ao ser avaliado por 21,8% dos respondentes em todo o Brasil. “Trabalhamos em parceria com a Divisão de Comunicação Social para a divulgação e realizamos articulação com gestores para responderem ao questionário”, ressalta a secretária de Gestão Estratégica do TRT/CE, Patricia Cabral.

A nota geral atribuída pelos usuários externos, em uma contagem que vai de 0 a 10 pontos, foi de 6,0. Os itens com maior grau de satisfação foram as instalações adequadas, considerando-se condições higiênicas, físicas e de acessibilidade. Outros pontos bem avaliados foram o fato de as atividades serem prestadas por profissionais qualificados e a eficiência da comunicação relativa às sessões de julgamento, além da boa recepção e orientação. “A percepção positiva do público externo é reflexo do atendimento prestimoso e de qualidade por parte dos colegas que interagem diretamente com os jurisdicionados”, avalia Patricia.

Aproximadamente metade dos respondentes considera que há canais de comunicação adequados para sugestões, denúncias ou reclamações. 18% discordam totalmente e 16% discordam em parte. 15% não responderam esse item. Para a gestora da Ouvidoria do TRT/CE, Isabele Porto, é dever das ouvidorias fornecer meios que facilitem o acesso a informações. “Esses dados demonstram que o trabalho desenvolvido busca responder com celeridade e de forma efetiva as demandas formuladas pelos usuários”, diz a servidora.

Quanto à pesquisa realizada com o público interno dos TRTs, houve a participação de 3.343 usuários, a maioria servidores. A nota geral atribuída pelos usuários foi de 6,4. Os itens com maior grau de satisfação foram a contribuição do trabalho para o cumprimento da missão do Tribunal, o fato de os equipamentos serem adequados e em número suficiente para a realização das tarefas e o espaço físico disponível para a realização dos trabalhos.

60% dos magistrados e servidores que responderam à pesquisa concordam totalmente que a Justiça do Trabalho contribui para a dignidade nas relações trabalhistas, 25% concordam em parte e apenas 5% discordam total ou parcialmente da afirmação.

Avaliação bastante semelhante foi feita em relação à afirmação de que a Justiça do Trabalho contribui para a paz social e o fortalecimento da cidadania. 66% dos magistrados e servidores que responderam à pesquisa concordam totalmente com a afirmação, 25% concordam em parte e apenas 6% discordam total ou parcialmente da afirmação.

Coleta de dados
A pesquisa de opinião referente aos Tribunais Regionais do Trabalho, tendo como foco o seu público externo e interno, e a sua avaliação em relação aos TRTs e à Justiça do Trabalho, contou com a participação de 4.284 pessoas. Elas responderam um questionário que continha 18 afirmações com as seguintes opções: discordo, discordo em parte, concordo em parte, concordo e não se aplica.

Clique aqui para ver o resultado completo da pesquisa.