logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Cejusc (Centro de Conciliações)

CEJUSC's 1º e 2º GRAUS (Centros de Conciliações)

Os CEJUSC's (Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas), ou Centros de Conciliações, têm como objetivo agilizar a solução de conflitos trabalhistas através de composição amigável entre as partes.

Os CEJUSC's fazem parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC-JT).

O Desembargador Coordenador do CEJUSC 2º Grau e do NUPEMEC compõe a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação – CONAPROC, podendo se fazer representar, nas suas ausências ou impedimentos, pelo Coordenador substituto, conforme Ato Conjunto CSJT.GP.VP E CGJT. N° 4, de 27 de março de 2020:

  • Desembargador Jefferson Quesado Júnior (Coordenador CEJUSC 2º Grau e NUPEMEC)
  • Desembargador Francisco Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior (Supervisor e Coordenador substituto CEJUSC 2º Grau)

Compõem a Coordenação e Supervisão do CEJUSC de 1º Grau os seguintes magistrados:

  • Juiz do Trabalho André Braga Barreto (Coordenador CEJUSC 1º Grau)
  • Juiz Ronaldo Solano Feitosa (Supervisor CEJUSC 1º Grau)

Os CEJUSC's contam com espaços idealizados para facilitar o diálogo e a negociação entre as partes e também com uma equipe de magistrados e servidores capacitados em conciliação e mediação. Essa estrutura diferenciada contribui para um entendimento mais rápido e satisfatório entre empregados e empregadores.

As audiências de mediação e de conciliação podem ser requeridas por qualquer uma das partes interessadas ou por seus advogados. O requerimento para mediação/conciliação nos CEJUSC 's poderá ser feito através de petição nos autos à unidade onde está o processo para que ele seja remetido ao CEJUSC, que, por sua vez, notificará os interessados para comparecerem à audiência, podendo ainda ser requeridos através do e-mail cejusc@trt7.jus.br. Os Centros atendem demandas do primeiro e do segundo graus da Justiça do Trabalho.

Os Centros de Conciliações do TRT/CE também estão preparado para solucionar disputas coletivas. As partes envolvidas nesse tipo de conflito, como sindicatos e empresas, podem solicitar a mediação e a conciliação Pré-Processual Coletiva, através do Processo Judicial Eletrônico (PJE). O objetivo é permitir que demandas dessa natureza sejam resolvidas antes do ajuizamento do dissídio coletivo, evitando-se, assim, o início de greves, por exemplo.

CEJUSC 1º Grau
Telefone e Whatsapp: (85) 3308-5815
E-mail: cejusc1g@trt7.jus.br
Endereço: Fórum Autran Nunes Ed. Des. Manoel Arízio: Av. Duque de Caxias, 1.150, 3º andar
Bairro: Centro - Fortaleza/CE - CEP 60.035-110
Para conciliar, clique aqui. 

CEJUSC 2º Grau
Telefone: (85) 3388-9424
E-mail: cejusc2g@trt7.jus.br
Endereço: Rua Des. Leite Albuquerque, 1.077, 3º andar, Ed. Anexo 1 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP 60.170-151
Para conciliar, clique aqui. 

Normativos relacionados

Resolução CSJT Nº 174/2016
Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado das disputas de interesses no âmbito da Justiça do Trabalho e dá outras providências.

RESOLUÇÃO Nº 288/CSJT, DE 19 DE MARÇO DE 2021.
Dispõe sobre a estruturação e os procedimentos dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) da Justiça do Trabalho; e altera a Resolução n. 174/CSJT, de 30 de setembro de 2016, que dispõe sobre a política judiciária nacional de tratamento adequado das disputas de interesses no âmbito do Poder Judiciário Trabalhista.

Resolução Normativa nº 22/2021
Regulamenta a estrutura e os procedimentos dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) de 1º e de 2º graus no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) e dá outras providências.