• Selo 100% PJe
  • Selo Abril Verde
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker

Cejusc (Centro de Conciliações)

Cejusc (Centro de Conciliações)

O Cejusc (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas), ou Centro de Conciliações, é um serviço do TRT/CE que tem como objetivo agilizar a solução de conflitos trabalhistas por meio de acordos. Faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT).

O desembargador coordenador do Cejusc e do Nupemec compõe a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação – CONAPROC, podendo se fazer representar, nas suas ausências ou impedimentos, pelo coordenador substituto, conforme Ato Conjunto CSJT.GP.VP E CGJT. N° 4, de 27 de março de 2020:

  • Desembargador José Antonio Parente da Silva (coordenador)
  • Desembargador Jefferson Quesado Júnior (supervisor e coordenador substituto)

Também compõem a coordenação do Cejusc os seguintes magistrados:

  • Juiz do Trabalho André Braga Barreto (que atua junto aos processos de primeira instância)
  • Juíza do Trabalho Gláucia Maria Gadelha Monteiro (relativamente aos acordos em precatórios)

O Cejusc conta com espaços idealizados para facilitar o diálogo e a negociação entre as partes e também com uma equipe de magistrados e servidores capacitados em conciliação e mediação. Essa estrutura diferenciada contribui para um entendimento mais rápido e satisfatório entre empregados e empregadores.

As audiências de mediação e de conciliação podem ser requeridas por qualquer uma das partes interessadas ou por seus advogados. É só solicitar à unidade onde está o processo que ele seja remetido ao Cejusc, que, por sua vez, notificará os interessados para comparecerem à audiência. O Centro atende demandas do primeiro e do segundo grau da Justiça do Trabalho.

O Centro de Conciliações do TRT/CE também está preparado para solucionar disputas coletivas. As partes envolvidas nesse tipo de conflito, como sindicatos e empresas, podem solicitar a mediação e a conciliação pré-processual. O objetivo é permitir que demandas dessa natureza sejam resolvidas antes do ajuizamento do dissídio coletivo, evitando-se, assim, o início de greves, por exemplo.

Serviço - Cejusc
Telefone: (85) 3388-9424
E-mail: cejusc@trt7.jus.br
Endereço: Rua Des. Leite Albuquerque, 1.077, 3º andar, Ed. Anexo 1 do TRT/CE - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP 60.170-151
Para conciliar, clique aqui. 

Normativos relacionados

Resolução CSJT Nº 174/2016
Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado das disputas de interesses no âmbito da Justiça do Trabalho e dá outras providências.

Resolução TRT7 Nº 304/2017
Trata-se de Proposição da Presidência, precedida de considerações, para a criação e organização do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT), no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, nos termos da Resolução Administrativa nº 174, de 30 de setembro de 2016, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Portaria TRT7 Nº 400/2017
Designa os coordenadores do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de disputas (CEJUSC-JT) , no âmbito do TRT7.

Portaria TRT7 Nº 597/2018
Designa Supervisor do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas CEJUSC-JT, no âmbito do TRT/7ª Região, para atuar nas audiências de conciliação dos feitos em que interpostos recursos de revista para o C. Tribunal Superior do Trabalho - TST.