logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Gestor regional do Programa Trabalho Seguro reúne-se com produtores rurais do Ceará

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) Francisco José Gomes da Silva, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, foi convidado por empresários do agronegócio cearense para participar de reunião realizada na segunda-feira (10/2), em Fortaleza. No encontro, o magistrado apresentou o Programa e as ações desenvolvidas nos últimos anos para a prevenção e combate a acidentes de trabalho no estado, além de dialogar com os produtores sobre outros temas de interesse do setor.

 “O grupo tem uma importância econômica muito significativa, mas tem uma representação política pequena, e eu mostrei para eles a necessidade deles terem uma interlocução maior com o meio político e com o Poder Judiciário local”, disse o desembargador. O agronegócio é o segundo setor da economia que mais emprega no Estado, só perde para o comércio. O segmento detém o segundo maior Produto Interno Bruto do Ceará.

De acordo com o magistrado, ficou acertado com os empresários a realização de três seminários sobre saúde e segurança do trabalho no meio rural, no decorrer deste ano. O primeiro será realizado no Maciço de Baturité, região serrana produtora de café e outras culturas; o segundo evento está programado para a Região Norte, na cidade de Sobral, e o último encontro com representantes de trabalhadores e empregadores do agronegócio cearense deve acontecer em Juazeiro do Norte.

O grupo, coordenado pelo empresário Bessa Júnior, reúne-se todas as segundas-feiras para deliberar sobre assuntos de interesse da categoria. Além do desembargador do TRT/CE, participaram como convidados Sílvio Carlos Ribeiro, secretário executivo do agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, e o técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária João Pratagil Pereira.

Seminários

O primeiro Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Rural aconteceu em Limoeiro do Norte, em agosto de 2015, e reuniu mais de 400 pessoas. Ao todo, já foram realizados quatro seminários. O evento é uma realização do TRT/CE, por meio do Programa Trabalho Seguro, juntamente com outras 43 instituições públicas e privadas que compõem o grupo de combate a acidentes de trabalho no Ceará – Getrin7.