logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho do Ceará adota nova identidade visual em seu portal

A partir desta sexta-feira (20/12), a Justiça do Trabalho do Ceará passa a adotar novo modelo de apresentação de sua página inicial do portal. A nova identidade visual segue padronização nacional que unifica o leiaute dos portais na web de todos os TRTs do país. Além de fortalecer a imagem institucional, a mudança facilita a utilização dos serviços mais procurados pelos cidadãos e incrementa ferramentas de acessibilidade.

Os serviços virtuais agora estão organizados de forma simples e com rápida localização. As funcionalidades mais utilizadas pelo público externo ficaram mais visíveis, em um campo destacado à direita, além de um menu exclusivo que concentra todos os serviços disponíveis no portal, no canto superior. As mudanças incluem novo modelo para a Consulta Processual, que pode ser acessada mais rapidamente direto na tela principal do site, na parte superior.

Todos os Tribunais Regionais do Trabalho, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), estão se adequando aos novos padrões definidos. A ideia é que o cidadão que queira emitir uma certidão ou fazer uma consulta processual, por exemplo, encontre o serviço no mesmo lugar em quaisquer dos portais dos 24 TRTs existentes no país.

Acessibilidade

Além da estética e a reorganização de links, o novo portal conta com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência, como áudio descrição e tradução em libras, inglês e espanhol. Outra funcionalidade é o ajuste do contraste e do tamanho da fonte, facilitando a leitura por pessoas com deficiências visuais.

Outros serviços

Alguns serviços ganharam mais visibilidade na área inferior do portal, como o formulário de pedido para realização de Conciliações, a escala dos Plantões Judiciários, o Serviço de Informação ao Cidadão, o serviço dos Precatórios e a Biblioteca Digital.

As notícias sobre o TRT/CE também ganharam mais destaque, com exibição de imagens das quatro últimas matérias publicadas, além da tela permanente para um vídeo de reportagem ou campanhas da Justiça do Trabalho.

Segurança e responsividade

Outra novidade é que o novo portal da Justiça do Trabalho do Ceará passa a funcionar com o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que adota uma camada de proteção na transmissão de dados entre o computador do usuário e o servidor. Em sites assim, a comunicação é criptografada, aumentando consideravelmente a segurança dos dados, dificultando a interceptação de informações, como logins e senhas.

Além disso, o novo portal oferece características responsivas, ou seja, o design do site é programado para apresentar diferentes configurações de leiaute, adequando-se automaticamente ao formato das telas em que é exibido, o que facilita a navegação em tablets e em celulares.

Padrão nacional

O novo leiaute foi estabelecido pela Resolução 243/2019 do CSJT, após estudo baseado em fontes acadêmicas sobre arquitetura da informação, pesquisa com os TRTs sobre os serviços mais acessados e análise dos padrões utilizados nos portais do Judiciário e de outros poderes da União. Também foram observados critérios e diretrizes de transparência e de acessibilidade.

Esse novo modelo é inspirado na marca única da Justiça do Trabalho. Unindo os conceitos de abrangência nacional, modernidade e foco no ser humano, a nova marca da Justiça do Trabalho busca evidenciar a unidade dos órgãos que a compõem e possibilitar rápido reconhecimento pela população.

As mudanças no portal do TRT/CE foram implementadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), em conjunto com a Divisão de Comunicação Social. Já o projeto gráfico da marca única da Justiça do Trabalho e do site foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social do TST.