• SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker

Reforma da Previdência é o tema do programa de TV do TRT/CE deste domingo (15/12)

Alisson Coutinho e Francismar Lucena são os convidados desta edição
Alisson Coutinho e Francismar Lucena são os convidados desta edição
 
O programa de TV do TRT/CE Justiça do Trabalho deste domingo (15/12) tem como tema "Reforma da Previdência". Os convidados desta edição são o gerente-executivo do INSS Fortaleza, Francismar Lucena, e o servidor da Justiça Federal no Ceará e professor de Direito Previdenciário Alisson Costa Coutinho. O programa será exibido na TV Ceará, às 15h do domingo, com reexibição na quinta-feira, às 17h30. Na TV Fortaleza, a exibição é nas sextas-feiras, às 14h30.

O Congresso Nacional aprovou, no dia 12 de novembro deste ano, a Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019). O objetivo da medida, segundo o Governo Federal, é reduzir o déficit nas contas da Previdência Social, com economia estimada de cerca de R$ 800 bilhões em dez anos. As mudanças atingem grande parte da população e ainda geram muitas dúvidas.

Quem possui os requisitos para se aposentar não será afetado pelas mudanças, mas quem está no mercado de trabalho, perto ou longe da aposentadoria, o texto oferece alguns caminhos, são as chamadas regras de transição. Há também alterações nas alíquotas de contribuição, que passam a valer sobre os salários de março de 2020. A Reforma fixa uma idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres, e reduziu a pensão por morte em 40% quando o único dependente é o cônjuge.
 
Programa de TV do TRT/CE
 
Produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, o programa de TV do TRT/CE Justiça do Trabalho tem formato de debate e aborda temas relacionados ao Direito Trabalhista. Há dez anos no ar, o programa tem meia hora de duração e busca explicar, de forma didática, os fatos de que trata a Justiça do Trabalho e o mercado de trabalho.
 
O programa é estruturado com uma reportagem que introduz o tema do dia e, no estúdio, juristas e especialistas convidados fazem a análise do assunto. A apresentação é da jornalista Camilla Andrade e as reportagens são do jornalista Leonardo Marinho. A produção das pautas é da Divisão de Comunicação Social do TRT/CE.
 
Os telespectadores podem sugerir pautas para o programa pelo e-mail justicadotrabalho@trt7.jus.br ou pelo telefone (85) 3388-9426.
 
Exibição
 
TV Ceará
Domingo, às 15h, e quinta-feira, às 17h30
Canais: 5 (TV aberta digital e Vivo/GVT) e 17 (Multiplay/NET)
 
TV Fortaleza
Sextas-feiras às 14h30
Canais: 61.4 (TV aberta digital) e 6 (Multiplay)
 
Assista a edições anteriores do programa no nosso canal do Youtube aqui.