Certificado Digital - Acesso ao PJe TRT7
- Página atualizada em 05/12/2019
ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL
1- Desinstalar o Mozilla Firefox, Java e todos os gerenciadores de certificados instalados.
Como proceder:
• Windows XP: Iniciar → Configurações → Painel de Controle → Adicionar ou remover programas →
Selecione o programa e clique em Remover.
• Windows Vista ou 7 (Seven): Windows (Iniciar) → Painel de Controle → Desinstalar um programa
(ou Programas e Recursos) → Selecione o programa e clique em Desinstalar.
Exemplo de gerenciadores de certificados que devem ser desinstalados: SafeSign, Charismathics,
Safenet, PKI-Client, i-Key, e-Token, Token;
2 - Reiniciar o computador;
3 - Baixar o Mozilla Firefox atualizado em www.firefox.com e instalar com as opções padrões, conforme orientações fornecidas pelo site e pelo programa.
4 - Baixar o Java atualizado em www.java.com e instalar com as opções padrões, conforme orientações fornecidas pelo site.
5 - Abrir o Firefox e habilitar todos os complementos referentes ao Java. Para verificar se estão habilitados acesse o menu Ferramentas → Complementos → Plugins e veja se as opções que contêm o nome Java estão com um botão com o nome “Desativar”, indicando estarem ativos. No Windows Vista/7 o menu está em Firefox → Complementos;
6 - Baixar o instalador da OAB em www.acoab.com.br → Downloads → AIC AC OAB;
7 - Executar o instalador da OAB, tendo o cuidado de selecionar o leitor correto, que geralmente é o primeiro da lista (Leitora de cartão inteligente GemPCTwin). Verifique a foto que é apresentada ao lado para confirmar o modelo e prossiga com a instalação de acordo com as instruções fornecidas na tela;
8 - Reinicie o computador;
9 - Tente acessar o PJe de 1o Grau através do endereço pje.trt7.jus.br/primeirograu, deverá aparecer um aviso do Java, aceite a execução do programa e aguarde, deverá aparecer o nome “Entrar”. Para conferir se o ambiente de seu equipamento está compatível, clique no botão Verificação de Ambiente. Após a validação e devidos ajustes clique no botão Entrar. Será solicitado a senha (PIN) do seu certificado digital e o acesso ao sistema estará liberado (desde que o cadastro esteja devidamente realizado - ver Acesso). Para acessar o pje segundo grau o endereço é pje.trt7.jus.br/segundograu ;
10 – Em todas as mensagens do Java que aparecerem na tela pedindo confirmação referente ao site pje.trt7.jus.br o usuário deverá sempre aceitar;
11 - Caso apareça uma mensagem informando a mensagem “Houve erro ao consultar os dados da pessoa física na Secretaria da Receita Federal do Brasil.” é porque o advogado ainda não está cadastrado no PJe (1º ou 2º Grau). Efetue o cadastro clicando em Informações → Advogado cadastre-se aqui! e siga as instruções fornecidas;
12 - Caso apareça uma mensagem informando que o cadastro não está ativo, compareça a Central de Atendimento PJe no Fórum Autran Nunes, para o 1º Grau, ou no Protocolo do TRT-7 para o 2º Grau, para ativar seu cadastro (ambos em Fortaleza-CE).
13 – Se não aparecem alguma das mensagens anteriores e estiver tendo problemas para assinar documentos ou acessar o PJe é provável que o certificado funcione apenas com versões mais antigas do SafeSign. Neste caso, feche todos os programas abertos e desinstale o SafeSign instalado pelo Instalador da OAB seguindo as orientações do passo 1 e 2 deste roteiro (desinstale somente o SafeSign) e baixando o SafeSign 3.0.39 no endereço http://goo.gl/Jb8C6 (respeitando maiúsculas e minúsculas) ou http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/certificado_digital/certificado_tipo_a3_cartao_inteligente/SafeSignI
dentityClient3039.exe (caso o endereço não funcione pesquise no Google por “SafeSign caixa” e baixe essa versão do site da Caixa). Instale seguindo a seguinte sequência:
Avançar → Aceitar e Avançar → Avançar → Clique no X ao lado do item “Desabilita o registro na máquina” e escolha “Este recurso será instalado na unidade de disco rígido local” → Avançar → Instalar → Selecione o Firefox na tela do assistente e clique em Instalar → Ok → Fechar → Concluir. Renicie o computador e tente novamente o passo 9.
14 – Caso o passo 13 não resolva o problema, repita o procedimento 13 alterando a versão do SafeSign para a 3.0.11. Faça o download da versão 3.0.11 do SafeSign em
http://loja.certificadodigital.com.br/Serasa/UPLOAD/Downloads/593.exe . Caso o endereço não funcione, pesquise no Google por “SafeSign 3.0.11” e baixe essa versão do site da Serasa.
Mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.certisign.com.br/duvidas-suporte