logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil inaugura exposição no Fórum Autran Nunes

As gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Regina Gláucia e a juíza do trabalho Karla Yacy, inauguraram nesta sexta-feira, no Fórum Autran Nunes, a exposição “Infância de Memórias”, da artista plástica Eliana Maria Batista Suraty. A iniciativa integra as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem para o mês das crianças.

Veja mais fotos aqui.

A exposição “Infância e Memórias – Despertando a criança anterior” é dirigida para o público em geral e tem o objetivo de proporcionar aos adultos recordações do tempo de infância, e para as crianças, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o passado de uma etapa muito importante para o desenvolvimento humano. As 15 telas, que compõem o acervo, tratam de brincadeiras antigas e lúdicas que fizeram parte da vida de muitos adultos.

A mostra “Infância e Memórias – Despertando a criança anterior”, ficou exposta no TRT/CE no período de 8 a 14 de outubro e ficará no Fórum Autran Nunes até o dia 21 de outubro.

Espaço literário

Ainda como parte das ações de combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem em alusão ao mês das crianças, foram criados espaços de leitura no Fórum Trabalhista e em algumas bibliotecas comunitárias da Rede Jangada Literária. Nesses espaços, a população terá acesso a revistas, cartilhas, folders e demais materiais educativos, com conteúdo esclarecedor sobre a problemática do trabalho infantil e a necessidade de promover o estímulo à aprendizagem das crianças e jovens.

Mais exposições

Mais duas exposições em homenagem às crianças foram inauguradas, no dia 11 de outubro, pela gestão do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Com os temas “Um Mundo sem Trabalho Infantil” e “Toda Criança é Criança em Qualquer Lugar do Mundo”, as mostras estão em exibição até o final do mês de outubro, no North Shopping Fortaleza.

A exposição “Um Mundo sem Trabalho Infantil” reúne 12 painéis que retratam com textos, ilustrações, charges e fotografias a realidade de milhares de crianças brasileiras submetidas ao trabalho precoce. A mostra, que é itinerante, foi montada pela primeira vez em 12 de junho de 2016, em Brasília, no Tribunal Superior do Trabalho, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e já percorreu vários estados.

Já a exposição “Toda Criança é Criança em Qualquer Lugar do Mundo” reúne fotografias de servidores, advogados e de profissionais que registraram crianças brincando em diversos países. A ideia é mostrar que brincadeiras de rua, banho de rio, futebol e outras brincadeiras ao ar livre são comuns a todas as crianças, em qualquer parte do mundo, e são algumas das atividades consideradas importantes para o processo de aprendizagem infantil.