logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Getrin7 decide programação do Programa Trabalho Seguro para segundo semestre de 2019

Instituições que fazem parte do Grupo de Trabalho Interistitucional do Programa Trabalho Seguro (Getrin7) reuniram-se na terça-feira (27/8), na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), para definir a agenda do segundo semestre de 2019 e apresentar prestação de contas das ações desenvolvidos durante o ano passado.

O tema a ser trabalhado é “Violência no Trabalho: Enfrentamento e Superação”. Para um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Francisco José Gomes da Silva, o assunto é oportuno, porque houve um aumento de violências no ambiente de trabalho. “Aumentou a quantidade de trabalho infantil, de trabalho escravo, de acidentes de trabalho, principalmente no campo, onde estamos acompanhando a entrada de vários tipos de pesticidas que foram recentemente liberados. Tudo isso é preocupante, porque tem reflexo diretamente na vida dos trabalhadores”, ressalta o magistrado.

Após colher sugestões do grupo, o gestor regional definiu como ações prioritárias a realização de três seminários regionais: o primeiro em Sobral, na região norte do Estado; o segundo em Juazeiro do Norte, na região sul; e o terceiro seminário na região da Ibiapaba, centro-oeste do Ceará. Os três eventos, abordando a temática violência no trabalho, devem ser realizados até o final de novembro deste ano. Também ficou definida a produção de filme publicitário alertando trabalhadores sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individuais.

Prestação de contas
Um dos membros da Comissão de Apoio ao Programa Trabalho Seguro, servidor Osvaldo Severiano dos Santos, apresentou o relatório de atividades realizadas em 2018 e as metas cumpridas e as que faltam serem efetivadas no decorrer do ano. Foram realizadas dez ações direcionados aos públicos interno e externo, tais como seminários, palestras e campanhas publicitárias alertando servidores e trabalhadores de uma forma geral sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Trabalho Seguro
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi instituído em 2012 pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O objetivo é unir esforços de Tribunais do Trabalho de todo o Brasil e de instituições públicas e privadas em prol da formulação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Getrin7
O Grupo de Trabalho Interistitucional do Programa Trabalho Seguro reúne, além do TRT/CE, mais de 40 instituições públicas e privadas com o objetivo desenvolver ações e políticas públicas para combater acidentes de trabalho. Participaram do encontro as seguintes instituições: Ministério Público do Trabalho, Sindicato dos Motoristas de Caminhões, Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Instituto Frutal, Sindicato dos Corretores de Imóveis, Superintendência Regional do Trabalho, Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.