logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Jovens e adolescentes participam de oficina de gastronomia no encerramento da Semana da Aprendizagem

A 4ª Semana Nacional de Aprendizagem, promovida em Fortaleza pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, foi encerrada nesta sexta-feira (23/8), na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, com a participação do Ministério Público do Trabalho no Ceará. Na ocasião, 20 jovens e adolescentes estagiários do TRT/CE participaram de oficina de preparação de salgados.

Veja mais fotos aqui.

Durante discurso de encerramento da Semana, a desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, uma das gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, afirmou que um dos objetivos da iniciativa é o “estímulo para que as instituições participem cada vez mais da formação de jovem aprendiz, contribuindo para que a juventude do País esteja preparada para atuar com competência no mundo do trabalho e na convivência social”.

Em pronunciamento, o procurador do trabalho Antonio Lima mencionou os desafios atuais do programa de aprendizagem. Relacionou a “retirada dos adolescentes da situação do trabalho sem proteção e a inserção da aprendizagem no interior do Estado, no setor privado e na administração pública” como objetivos a serem implementados pelas instituições envolvidas.

“Concretizamos o nosso desejo de sair do Tribunal e ir à comunidade. Levar essa mensagem da importância da inserção do jovem através do trabalho protegido, através da aprendizagem”, afirmou a juíza Karla Yacy, em sua fala, uma das gestoras regionais do Programa de Estímulo à Aprendizagem.

 

 

Escola de Gastronomia

Selene Penaforte, superintendente da instituição de ensino, informou que a escola completou um ano de existência e agradeceu a parceria com a comunidade, com empresas e com os órgãos apoiadores, ressaltando que “se percebe o quanto a gastronomia tem o poder de transformação na vida das pessoas”.

Responsável por ministrar as aulas de culinária, Francisco Antônio de Araújo, conhecido como professor Moscato, defendeu que a gastronomia está numa ambiência que é permitida a todas as pessoas. “Ela abraça, na realidade, egos, ela induz sentimentos e ela conquista os paladares”, concluiu o chef.

Inserção no mercado

Estagiários do TRT/CE participaram de duas minioficinas ofertadas pela Escola de Gastronomia nos dias 22 e 23 de agosto, resultado de parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O estudante Rafael Silva Gomes, integrante do Projeto Fada Madrinha, contou que a participação na oficina foi uma oportunidade de aprender a cozinhar, sobre comportamento e sobre admirar o trabalho do chef de cozinha.

O Projeto Fada Madrinha do TRT/CE tem a finalidade de promover a inserção de estagiários da Justiça do Trabalho no mercado de trabalho, após o término do contrato do jovem com o órgão público.

 

Exposição

A exposição “Guia do Jovem Aprendiz”, que faz parte dos eventos da Semana da Aprendizagem, está aberta ao público no hall de entrada da Escola de Gastronomia até o dia 26 de agosto. Nesse período, haverá distribuição de material educativo. A mostra é composta por 14 painéis que abordam as características do trabalho por meio da Lei da Aprendizagem, voltada para jovens entre 14 e 24 anos.