logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Inauguração da exposição “Guia do Jovem Aprendiz” no shopping RioMar Kennedy abre a Semana da Aprendizagem em Fortaleza

A 4ª Semana Nacional da Aprendizagem teve início, na manhã desta segunda-feira (19/8), em Fortaleza, com a inauguração da exposição “Guia do Jovem Aprendiz”, no shopping RioMar Kennedy. O evento é uma realização do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Além da mostra, agentes do Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) realizaram cadastramento de candidatos a aprendizes. A exposição fica no centro de compras até a quarta-feira (21/8).

Veja fotos aqui.

A mostra “Guia do Jovem Aprendiz” é composta por 14 painéis que explicam as características do contrato de trabalho regulamentado por meio da Lei da Aprendizagem, voltada para jovens entre 14 e 24 anos. A exposição foi adaptada da publicação homônima de autoria do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina. Os visitantes podem levar para casa cartilha com o mesmo conteúdo da exposição, além de outros materiais educativos.

A abertura da Semana da Aprendizagem contou com a participação do presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Porto, de uma das gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, juíza Karla Yacy, e do superintendente do RioMar Kennedy, Patrick Garcia.

Esta é a primeira vez que uma exposição da Justiça do Trabalho do Ceará é disponibilizada ao público em um shopping center. O ineditismo da ação deve chamar a atenção de cada vez mais pessoas, acredita a juíza do trabalho Karla Yacy. “O shopping nos forneceu um espaço considerável e muito importante. A parceria com o Grupo JCPM (empresa proprietária do shopping) tem tudo a ver com a razão de ser do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, uma vez que eles têm um instituto voltado para ações sociais de inserção de jovens no primeiro emprego”, comemora a magistrada.

Programação

Em continuidade à Semana da Aprendizagem, uma audiência pública ocorrerá na quarta-feira (21/8) às 8h, na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), com entidades de formação profissional e adolescentes em situação de risco social. O objetivo é sensibilizar o setor empresarial sobre o cumprimento da cota da aprendizagem e estimular a criação de vagas, em especial nos setores em que a dificuldade de inserção de aprendizes é maior.

Já na quinta e sexta-feira, em parceria com o Projeto Fada Madrinha, 30 estagiários do TRT/CE participam de visita à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, onde ocorrerão oficinas e o encerramento da Semana Nacional da Aprendizagem, no dia 23 de agosto.

Lei da Aprendizagem

A Lei da Aprendizagem estabelece que as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes em percentual que pode variar de 5% a 15% do quadro de trabalhadores, cujas funções demandem formação profissional.

Podem participar da aprendizagem jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos incompletos que concluíram ou estão cursando o ensino fundamental ou médio.