logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Semana do Meio Ambiente: voluntários realizam mutirão de limpeza na Praia de Iracema

Na manhã do sábado (1º/6), a Praia de Iracema recebeu um mutirão de limpeza. Voluntários de vários órgãos públicos estaduais e federais do Ceará participaram da ação, que integra as atividades da Semana do Meio Ambiente de 2019. A concentração foi no Centro Cultural Belchior. De lá, os servidores e demais interessados saíram para recolher lixo da praia.

“Além promover a limpeza, queremos conscientizar a população sobre os perigos causados pelo descarte incorreto de lixo nas praias” diz a coordenadora da gestão ambiental da Justiça do Trabalho do Ceará, Silvana Dias. Ela lembra que o lixo acumulado nas praias chega aos oceanos e são a causa de mortes de animais marinhos e da degradação de vários ecossistemas.

Programação

Com o tema “Responsabilidade Socioambiental x Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda ONU 2030”, a Semana do Meio Ambiente tem ações programadas até o dia 6 de junho. Na abertura do evento, na sexta-feira (31/5), oito instituições federais e estaduais assinaram um Protocolo de Cooperação Técnica com o objetivo de implementar programas e ações de responsabilidade socioambiental.

Na sequência, aconteceu uma palestra com o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Valdetário Monteiro. Ele abordou o tema “Alinhamento das Metas do Poder Judiciário com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

No dia 4 de junho, a Justiça Federal irá realizar uma roda de conversa sobre o tema “Plástico nosso de cada dia: uma conversa sincera sobre direitos e deveres fundamentais”. Já o Tribunal de Justiça promove, no dia 5 de junho, palestras sobre sustentabilidade e consumo consciente e também sobre nutrição. Para encerrar a Semana, no dia 6 de junho, a Justiça Eleitoral programou uma exposição dialogada sobre sustentabilidade. Veja a programação completa no site do TRT/CE.

Data comemorativa

O período escolhido para a Semana do Meio Ambiente foi definido para contemplar o Dia do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho. A data é uma referência à abertura da Conferência de Estocolmo (Suécia), realizada em 1972, pela Organização das Nações Unidas e é considerada uma das primeiras tentativas da sociedade internacional de organizar as relações entre o homem e o meio ambiente.