logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Abril Verde: população recebe serviços gratuitos de saúde para prevenção de acidentes e doenças do trabalho

A Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, foi palco de um ato público em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, na manhã desta quinta-feira (25/4). O evento ofertou à população serviços gratuitos de orientação jurídica e de cuidados com a saúde, com foco na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A ação faz parte do Abril Verde, campanha interinstitucional da qual a Justiça do Trabalho do Ceará faz parte, por meio da gestão regional do Programa Trabalho Seguro.

Veja mais fotos do evento aqui.

Aferição de pressão arterial, medição de IMC (índice de massa corporal), orientações posturais, avaliação de LER/DORT (lesões por esforço repetitivo / distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), massoterapia, orientações de combate ao mosquito da dengue e distribuição de preservativos e de material educativo sobre saúde e segurança do trabalho estiveram entre os serviços ofertados pelos profissionais presentes.

No estande da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), uma equipe de advogados da Comissão de Direito do Trabalho prestou consulta àqueles interessados em tirar dúvidas sobre temas jurídicos trabalhistas.

Durante o evento, representantes de diversas entidades subiram ao palco para explicar à população da importância daquele ato na prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho. O professor José Teles, conselheiro estadual de saúde, chamou atenção para os números alarmantes envolvendo acidentes com trabalhadores em todo o Brasil e pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), ocorrido há três meses e que contabiliza mais de 230 mortes. “É o maior acidente de trabalho da história do Brasil. Precisamos ter respeito por essas vítimas e cobrar a responsabilização dos culpados”, declarou.

Além do TRT/CE, da OAB/CE e do Conselho Estadual de Saúde, participaram da ação equipes do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), SESC, SESI, SENAC, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Associação dos Servidores da Saúde do Ceará, dentre outras instituições parceiras.

Abril Verde - Em todo o Brasil, órgãos públicos e instituições participantes engajam-se em promover a campanha durante todo o mês, com peças publicitárias; produção de pautas jornalísticas; iluminação com a cor verde de prédios públicos e monumentos; convocação de audiências e atos públicos; entrada de jogadores em partidas de futebol com camisetas do Abril Verde e faixas, entre outras ações.

O mês de abril foi escolhido para a campanha como forma de homenagear as 78 vítimas de um acidente ocorrido numa mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969. A iniciativa foi endossada pela OIT em 2001 e tornou-se lei no Brasil em 2005.

Veja mais fotos do evento aqui.