logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Pacto Por Um Ceará Pacífico conta com participação da Justiça do Trabalho cearense

Com o objetivo de unir órgãos públicos e instituições da sociedade civil na construção de uma cultura de paz para os cearenses, o programa do Governo estadual “Pacto Por Um Ceará Pacífico” realizou, na manhã do dia 12 de abril, reunião com diversos representantes de entidades públicas. O presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Porto, compareceu ao evento representando a Justiça do Trabalho do Ceará.

Como fruto do encontro, o Estado passa a contar com o Programa de Identificação e Localização de Desaparecidos no Estado do Ceará (PLID-CE) e a integrar o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). O sistema vai ser interligado com os demais estados que já possuem o Sinalid, promovendo o cruzamento de dados das pessoas desaparecidas com as informações fornecidas pelos órgãos federais, estaduais e municipais para facilitar esse processo.

Comandada pelo governador Camilo Santana e pela coordenadora-executiva do Pacto, a vice-governadora Izolda Cela, o encontro teve também apresentações de programas que estão dentro do Pacto e de seus resultados, como afirma Camilo Santana. “O Pacto funciona todos os dias, com reuniões, com ações nas áreas críticas, na construção de novas parcerias, no diálogo com a sociedade. Esse aqui é o momento de a gente dividir os avanços, reconhecer aquilo que precisa ser corrigido”, avaliou.

O planejamento do pactuado na área da segurança pública vem apresentando quedas consecutivas nos índices de criminalidade. Em março último, o Estado registrou queda de Crimes Violentos Letais Intencionais em todas as regiões, correspondendo ao 13° mês de redução seguido em Fortaleza e o 12º no Ceará. O acumulado dos três primeiros meses deste ano também registrou queda de 59,6% e é o melhor resultado desde 2009, quando os indicadores criminais começaram a ser computados de forma centralizada.

Justiça do Trabalho no Ceará Pacífico

O Pacto Por Um Ceará Pacífico foi lançado pelo governador Camilo Santana em 2015. Desde sua criação, o Pacto conta com a participação da Justiça do Trabalho do Ceará, por meio de termo de adesão, assinado pelo então presidente do TRT/CE, desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior.

De acordo com o documento, a Justiça do Trabalho cearense compromete-se a atuar de forma integrada e articulada com todos os órgãos públicos e privados que participam do Pacto, contribuindo para a definição, implantação, monitoramento e avaliação contínua de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública, para a melhoria do contexto urbano, acolhimento às populações mais vulneráveis e enfrentamento à violência.

Com informações do Núcleo de Comunicação da Vice-Governadoria do Estado do Ceará