logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Biblioteca do TRT/CE solicita doação de livros para espaços da Biblioteca Livre

Campanha da Justiça do Trabalho do Ceará busca arrecadar livros para integrar as Bibliotecas Livres do TRT/CE (Anexo 2 - 1º andar) e do Fórum Autran Nunes (1º andar do prédio Dom Hélder Câmara), ambas em Fortaleza, e a unidade na 1º Vara do Trabalho de Sobral. O mote da ação é incentivar a doação de obras literárias pelos magistrados, servidores, terceirizados, estagiários do Regional e público em geral a esses espaços, que prospera o compartilhamento de títulos e o estímulo à leitura.

"E importante destacar que essas bibliotecas são alimentadas por doação. A nossa ideia é incentivar que as pessoas, além de doar, leiam e devolvam os livros nesses espaços para que outras pessoas também tenham acessso à leitura e ao conhecimento", foca a chefe da Biblioteca do TRT/CE, Rejane Albuquerque.

A iniciativa dialoga com o que determina a Lei nº 13.696/18, que trata sobre a Política Nacional de Leitura e Escrita. Conforme diretrizes da Lei, todo cidadão deve ter acesso ao "livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas".

Conheça o projeto

Biblioteca Livre – A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio da Biblioteca Aderbal Nunes Freire, proporciona a livre circulação de obras literárias entre magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do TRT/CE por meio da "Biblioteca Livre". Desde sua inauguração, em 2013, os espaços possuem um acervo de livros circulantes, espalhados pelas dependências dos prédios, de fácil acesso, sem formalidades para empréstimos ou para devoluções. O acervo inclui obras de literatura, religião, história, psicologia aplicada e livros de autoajuda.

Até fevereiro deste ano, cerca de 1.000 livros já tinham passado pelos espaços coordenados pela equipe da Biblioteca Aderbal Nunes Freire, segundo informações do setor. As regras para utilização dos livros são simples. Não é preciso fazer cadastro, nem registro de empréstimo ou de devolução. Não há prazos. Basta escolher, levar e, claro, devolver.

Doações

Os livros, em bom estado de conservação, devem ser doados diretamente na Biblioteca Aderbal Nunes Freire ou enviados por malote (casos de doações advindas da RMF ou Interior do Estado). Ao chegar no setor, os periódicos serão identificados com o selo "Biblioteca Livre" e posteriormente serão realocados aos espaços de convivência dos prédios da Justiça do Trabalho do Ceará. Para mais informações, entrar em contato com Rejane Albuquerque pelo telefone (85) 3388-9398.