logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE é destaque em todos os eixos do relatório de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho

Em todos os seis eixos que integram o Relatório de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará tem um projeto envolvido. O documento, organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), destaca as principais iniciativas desenvolvidas em 2017 pelos TRTs de todo o Brasil, com base na Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental. Leia relatório completo aqui.

O relatório é elaborado segundo informações fornecidas pelos Regionais quanto às principais iniciativas realizadas em cada um dos indicadores da Política de Responsabilidade Socioambiental, a saber: Direitos Humanos, Práticas Internas de Trabalho, Meio Ambiente, Práticas Legais de Operação, Questões Relativas ao Usuário e Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade. Dentro dos pontos norteadores do documento há também subtópicos que ajudam a detalhar as ações desenvolvidas pelos TRTs.

Um dos projetos em destaque foi a implantação de bicicletários em unidades da Justiça do Trabalho cearense. Os equipamentos foram construídos com a proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte diário casa-trabalho.

Os espaços são liberados para uso dos servidores, magistrados, funcionários terceirizados, estagiários, advogados e público em geral. A ação enquadra-se no indicador Meio Ambiente pois “envolve ações voltadas à gestão sustentável dos recursos naturais, contratações sustentáveis, construções e reformas que atendem a critérios de sustentabilidade, gestão de resíduos sólidos, práticas de incentivo ao transporte compartilhado, não motorizado ou não poluente, dentre outras”.

Mais projetos

Os projetos desenvolvidos e que tiveram destaque no Relatório de Responsabilidade Socioambiental podem ser vivenciados por todos colaboradores nas unidades da Justiça do Trabalho do Ceará. Exemplo é a campanha "Eu vou de escada!", promovida pela Divisão de Saúde em parceria com a Divisão de Comunicação Social do TRT/CE, pensada para estimular o uso das escadas em substituição aos elevadores.

A ação encaixa-se no eixo Práticas Internas do Trabalho, que destaca “iniciativas de qualidade de vida no trabalho voltadas à promoção da saúde ocupacional e prevenção de riscos e doenças relacionados ao trabalho, bem como ações que visam valorizar o corpo funcional, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e de suas competências.”

As atividades promovidas pelo TRT/CE também são elaboradas conforme datas comemorativas, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Durante a semana que a data é lembrada, o Núcleo de Responsabilidade Social (Ecosétima) oferece programação especial com palestras, rodas de conversa e vivências com pautas referentes à natureza. Detalhe que fez com que a campanha “Meio Ambiente e Nossa Cidade” também fosse citada pelo Relatório de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho.

Outros projetos do TRT/CE citados no Relatório foram: Campanha do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (eixo Direitos Humanos), Setembro Amarelo - campanha de prevenção ao suicídio (eixo Práticas internas do trabalho), capacitação dos servidores em técnicas de gestão de riscos (eixo Práticas legais de operação), campanha de doação de remédios para a “Farmácia Comunitária” (eixo Envolvimento e desenvolvimento da comunidade), entre outros.

“A identidade institucional do TRT/CE é da responsabilidade ambiental. Ter nossas ações em destaque no Relatório chama a atenção da CSJT nos torna referência para os outros 23 Regionais”, considera Deven Miller, membra da Comissão da Responsabilidade Socioambiental (Ecosétima).

Leia o Relatório de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho na íntegra aqui.