logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Segurança institucional é tema de reunião com representantes da advocacia, da magistratura e do MPT

A segurança institucional foi tema de reunião entre a Presidência do TRT/CE e representantes da Ordem dos Advogados, da advocacia trabalhista, do Ministério Público e da magistratura. O encontro aconteceu na sexta-feira (22/9), na Escola Judicial, com o objetivo de mostrar os investimentos que estão sendo feitos na área e sensibilizar as autoridades para a importância do tema.

Responsável pela Divisão de Segurança no Tribunal, o capitão da reserva da polícia militar Klayton Coelho de Souza apresentou estatísticas sobre a violência no Estado. Segundo pesquisa divulgada pela revista Exame de abril de 2017, Fortaleza figura como a 35ª cidade mais violenta do mundo e, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômicas Avançada, a capital cearense é a 13ª cidade mais violenta do Brasil.

Para a presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão, essa conjuntura pede intervenções urgentes para garantir a integridade física de quem frequenta as dependências da Justiça do Trabalho. “Segurança é dos melhores investimentos que o Tribunal pode fazer, porque estamos preservando a vida de advogados, juízes e servidores e de todos que veem em busca de seus direitos”, afirmou.

A falta de estrutura e de equipamentos fez com que a Justiça do Trabalho do Ceará ostentasse um dos piores indicadores do país quando o assunto era segurança. O regional cearense aparecia em último lugar tanto na comparação com os 24 regionais, quanto no ranking que comparava os 89 tribunais que compõem o Poder Judiciário nacional. Os dados, de 2016, são do Conselho Nacional de Justiça.

Para mudar essa realidade, a segurança institucional tornou-se uma das prioridades da atual administração do Regional. Os investimentos na área ultrapassam a soma de R$ 1,2 milhão e a previsão, segundo os gestores, é que cheguea R$ 2,6 milhões até o final do ano. “Há mais de 20 anos não havia tantos investimentos em segurança”, ressalta a presidente do TRT/CE.

Foram adquiridos equipamentos, como rádios digitais, sistema vigilância eletrônica, cofres digitais para guarda de armas e portais detectores de metais. Ainda para melhorar o controle de acesso de pessoas, estão sendo adquiridos scanners de raio X e detectores de metais portáteis. Há também veículos para rondas e estão previstos a aquisição de coletes balísticos e de sistema de alarme interno (Botão de Pânico) para as varas do trabalho

Presenças


Participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência, Paulo Régis Botelho; o presidente da Associação dos Magistrados, Antonio Gonçalves Pereira; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, Márcio Torres; o diretor de Relações Institucionais da OAB-CE, Pedro Bruno Amorim e a procuradora do trabalho Juliana Sombra Peixoto.