logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Segurança dos trabalhadores do setor elétrico é debatida em evento promovido pelo TRT/CE

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará em parceria com a Enel e o Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro) realizaram, na sexta-feira (22/9), na Universidade do Parlamento Cearense, o 1º Seminário Trabalho Seguro no Setor Elétrico. O evento, destinado a profissionais da área e ao público em geral, teve o objetivo de debater as condições de segurança e saúde dos trabalhadores. Confira as fotos do evento.

“A ideia é conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a necessidade de evitar o acidente. O acidente de trabalho não ocorre por acaso, mas por descaso da empresa, por não se preocupar com a segurança de seus trabalhadores, ou por culpa do próprio trabalhador que descuida do uso dos equipamentos de segurança”, ressalta um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador do TRT/CE Francisco José Gomes da Silva.

De acordo com Sindeletro, foram registradas, em média, duas mortes de trabalhadores do setor entre 1999 e 2014. O Ceará possui cerca de sete mil trabalhadores no setor elétrico. Eles são responsáveis pela manutenção, prevenção e correção de problemas da rede elétrica; operação e construção de novas linhas de energia; ligação, religação e corte de energia do consumidor.

Para o desembargador Francisco José Gomes, todos perdem com o acidente de trabalho. “O patrão perde sua mão de obra e, por vezes, tem que pagar indenização por danos morais ou materiais; perde a sociedade, porque terá que arcar, por meio da Previdência Social, com os custos da aposentação ou com a pensão desse trabalhador e perde também a família do acidentado”, argumenta.

O magistrado foi um dos palestrantes no evento. Ele abordou o tema Acidente de Trabalho e Responsabilidade Civil do Empregador. Além do desembargador do TRT/CE, mais quatro especialistas abordaram tópicos relacionados à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

A engenheira elétrica Vitória Márcia Araújo traçou um panorama das condições de segurança e saúde dos trabalhadores. Na sequência, Henrique Castro proferiu palestra com o tema "Boas Práticas em Segurança: Uma Visão Humanizada" e a psicóloga Maria de Fátima Duarte Bezerra falou sobre as implicações do assédio moral no acidente de trabalho.

O 1º Seminário Trabalho Seguro no Setor Elétrico foi encerrado com uma palestra motivacional do alpinista cearense Rosier Alexandre. Ele ficou conhecido por ter escalado o pico do Everest em 2016, tornando-se o 15º brasileiro e o primeiro nordestino a chegar ao cume da montanha. “Qual o seu Everest?” foi título da exposição de Rosier.

Trabalho Seguro
O 1º Seminário Trabalho Seguro no Setor Elétrico foi promovido pelo Programa Trabalho Seguro. O programa, de iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, tem o objetivo de unir esforços de instituições públicas e privadas em prol da formulação e execução de ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.