logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Aplicativo da Justiça do Trabalho para smartphones é disponibilizado pelo TRT/CE

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará disponibiliza, a partir desta quinta-feira (31/8), um aplicativo que pretende revolucionar o acesso à Justiça. O “JTe”, desenvolvido para smartphones, permite checar a movimentação de processos, decisões, acompanhar notícias e pautas de audiências e sessões e até emitir boletos para pagamentos, entre outras comodidades.

A ferramenta é disponibilizada para celulares dos sistemas Android e IOS (lojas Google Play e App Store). O projeto inicial foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia e será disponibilizado gradualmente para toda a Justiça do Trabalho. O objetivo é interligar todas as varas e tribunais até o final do ano.

“A partir de uma única plataforma, o advogado poderá consultar processos de qualquer região geográfica, além de poder acessar a Justiça do Trabalho de forma remota, de qualquer lugar e em qualquer horário”, explica o juiz auxiliar da presidência do CSJT, Maximiliano Carvalho. Ele é um dos responsáveis pelo projeto de nacionalização do aplicativo.

O aplicativo traz novidades como a comunicação, via chat, entre advogados de estados diferentes, possibilidade de propor acordos e ferramenta para verificação de autenticidade de documentos no Processo Judicial Eletrônico. As funcionalidades englobam somente processos virtuais (PJe).

Funcionalidades

Integração com outros TRTs: os usuários poderão escolher de qual Regional desejam consultar as informações. Até o momento, 12 Regionais disponibilizam o aplicativo.

Verificação de autenticidade de documentos do PJe: o usuário poderá utilizar a câmera do celular para ler o código de barras do documento produzido no PJe, validando assim a sua autenticidade. Esse código também poderá ser digitado. Além disso, poderá visualizar outros documentos vinculados ao principal.

Chat: os magistrados e advogados que estiverem autenticados no aplicativo poderão acessar a ferramenta de chat para troca de mensagens instantâneas entre usuários com mesmo perfil.

Backup e recuperação de dados: o usuário poderá fazer backup de outras informações além dos processos favoritos, tais como marcadores, notas, jurisprudências favoritas, entre outros. Com isto, será possível recuperá-las caso precise reinstalar o aplicativo ou recuperar de outro equipamento.

Melhoria no detalhamento de consultas de processos: informação da próxima audiência, caso exista.

Compartilhamento de processos: possibilita enviar um link para outro usuário do aplicativo para que ele tenha acesso ao processo de forma mais rápida.

Veja o Manual básico de uso e instalação e a Ajuda ao Usuário.

Com informações do TRT5 e TST.