logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Exposição "Um Mundo Sem Trabalho Infantil" está em Juazeiro do Norte

Depois de passar pelos prédios da Justiça do Trabalho em Fortaleza, a exposição itinerante Um Mundo Sem Trabalho Infantil está no Fórum Trabalhista Desembargador Paulo da Silva Porto, em Juazeiro do Norte, desde o dia 17 de agosto. A mostra, que é promovida pelo Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, foi inaugurada como parte das atividades do Seminário de Direito Material e Processual do Trabalho, que ocorre na cidade.

Com painéis que retratam as piores formas de trabalho infantil, a exposição pretende chamar a atenção da sociedade para a exploração da mão de obra de crianças e de adolescentes. “É mais uma iniciativa da Justiça do Trabalho para que o tema seja abordado e a sociedade brasileira seja chamada a repensar o problema”, esclarece uma das gestoras regionais do Programa, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno.

A mostra foi montada pela primeira vez em 12 de junho de 2016, em Brasília, no Tribunal Superior do Trabalho, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e já percorreu vários estados. No Ceará, ela já foi visitada por milhares de pessoas que transitam pelos prédios da Justiça do Trabalho da capital.

Segundo dados recentes do IBGE, mais de três milhões de crianças e adolescentes são vítimas do trabalho infantil no Brasil. Nos últimos cinco anos, 12 mil crianças sofreram acidentes de trabalho e 110 morreram. Pesquisas confirmam que 90% das crianças que trabalham abandonam a escola ou apresentam defasagem escolar.

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à aprendizagem atua desde 2012 para mudar essa realidade. Além de promover estudos técnicos, seminários, debates e publicações, o programa já contou com a parceria de personalidades e instituições, como o Instituto Neymar Jr., a Maurício de Souza Produções e as empresas de aviação TAM e AZUL, com ações de marketing de grande repercussão social.