logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Primeira Turma do TRT/CE faz sessão itinerante em Juazeiro do Norte

Os desembargadores da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará realizaram sessão itinerante em Juazeiro do Norte, nesta quinta-feira (17/8). Os julgamentos, envolvendo 17 processos de trabalhadores e empregadores da Região do Cariri, aconteceram no Fórum Trabalhista Desembargador Paulo da Silva Porto. Esta é terceira vez que um colegiado do TRT/CE realiza sessão fora de sua sede, localizada em Fortaleza.

Para o presidente da Primeira Turma, desembargador Emmanuel Furtado, a ida do colegiado ao interior do estado cumpre um dos objetivos da legislação processual, que é a Justiça Itinerante. “É uma tentativa de aproximar o Judiciário dos locais que não estão próximos à capital, onde funciona o Tribunal”, afirmou. O magistrado também falou sobre a importância do julgamento para advogados e estudantes de Direito do Cariri. “Muitos deles talvez ainda não tenham tido a oportunidade de assistir à dinâmica de uma sessão de uma turma”, pontua.

É o caso do estudante de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará Lázaro Vitor de Sousa. Para ele, julgamentos dessa natureza são de extrema importância para os acadêmicos de Direito de Juazeiro e região. “Eu ainda não tinha visto um julgamento da segunda instância da Justiça do Trabalho. Fiquei muito impressionado, principalmente com as sustentações orais”, revela Lázaro, que está no 9º semestre do curso.

“Muitas vezes o reclamante e o próprio advogado não têm condições de se deslocar até Fortaleza para fazer uma sustentação, e iniciativas assim dão oportunidade a nós que estamos distantes do Tribunal”, declarou Igor Otonio Amorim, um dos advogados a fazer sustentação oral durante o julgamento. Igor fez um apelo para que as sessões itinerantes das turmas sejam realizadas com mais frequência.

Além de estudantes e advogados, também assistiram à sessão da Primeira Turma professores, magistrados e servidores das três varas do trabalho que funcionam no Fórum Trabalhista do Cariri.

Julgamentos - As sessões das três turmas do TRT/CE acontecem ordinariamente na sede do Tribunal - que fica na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza -, às segundas, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h. Cada uma das turmas é composta por quatro desembargadores e julgam, em média, 250 processos por semana.

Seminário - A sessão itinerante da Primeira Turma do TRT/CE antecedeu a abertura do Seminário de Direito Material e Processual do Trabalho, evento que reúne especialistas em Juazeiro do Norte, nos dias 17 e 18 de agosto, para debater a reforma trabalhista e outros temas do Direito do Trabalho. O seminário é promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.