logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Magistrada do TRT/CE receberá comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, do TST

A magistrada do trabalho Gláucia Maria Gadelha Monteiro, juíza substituta do TRT/CE, foi escolhida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para ser agraciada com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Oficial. A solenidade de condecoração será realizada em Brasília, no dia 11 de agosto.

A indicação do nome da magistrada foi feita pelo ministro Renato de Lacerda Paiva e aprovada por unanimidade pelos demais membros do órgão especial do TST. Corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro esteve em correição no TRT/CE em julho de 2016, ocasião em que examinou o Setor de Precatórios do Regional, coordenado pela juíza Gláucia Monteiro. Ao final da correição, o corregedor fez constar em ata a boa prática, instituída pelo Setor, de incluir entes públicos em mora no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.

Segundo a magistrada, durante a visita ao Setor de Precatórios, o ministro pôs em discussão a proposta, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de unificar as listas de precatórios municipais, estaduais e federais. A juíza Gláucia Monteiro colaborou com o tema ao apresentar estudo nacional em que demonstra o impacto que essa proposta causaria na Justiça do Trabalho. "De modo geral, essa medida prejudicaria os credores trabalhistas", avalia a magistrada. Atualmente, a proposta está aguardando julgamento no CNJ.

Sobre a condecoração da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, a juíza comemora. "A indicação pelo ministro Renato Lacerda Paiva foi uma grata e alegre surpresa. É um grande reconhecimento, que recebo com muita honra", declarou.

Currículo - Natural de Fortaleza, Gláucia Monteiro é graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza e tem especialização em Direito e Processo do Trabalho pela mesma instituição. Em 1992, foi aprovada como juíza de direito do Estado do Ceará. Ingressou na Justiça do Trabalho em 1993, no cargo de juíza do trabalho substituta, pelo TRT da 13ª Região (PB). Em 1995, mediante permuta, foi transferida para o TRT da 21ª Região (RN). Removida em 2009, a magistrada passou ao quadro do TRT/CE, atuando como juíza auxiliar de execuções. No Regional cearense, atuou também, em caráter auxiliar e provisório, em Varas do Trabalho de Fortaleza, Maracanaú e Pacajus. Já atuou como coordenadora dos leilões judiciais e em diversas comissões de execução, precatórios e conciliação. Foi membro do Comitê Nacional do Fórum Nacional de Precatórios, do Conselho Nacional de Justiça, como representante da Justiça trabalhista, no período de 2012 a 2015.

Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho - Promovida pelo TST, a condecoração foi instituída em 1970, e sua entrega é realizada anualmente, sempre no mês de agosto. É um reconhecimento a instituições e personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham se destacado no exercício de suas funções, servindo de exemplo para a coletividade, e que, de algum modo, tenham contribuído para o desenvolvimento do Brasil. A comenda é outorgada tanto para pessoas como para empresas ou fundações. "É uma homenagem às pessoas que se destacam, não só no mundo jurídico, mas na sociedade como um todo, em ações que resultaram na melhora da sociedade", afirma o ministro Renato de Lacerda Paiva.