logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Semana da Aprendizagem no TRT/CE é aberta com palestras para estudantes da rede pública profissionalizante

A Semana Nacional da Aprendizagem no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará foi aberta, nesta segunda-feira (12/6), com palestras para cerca de 200 estudantes de escolas profissionalizantes de Fortaleza e Região Metropolitana. O objetivo da campanha é conscientizar empresas sobre a importância da contratação de jovens e adolescentes conforme a legislação e intensificar as ações voltadas ao cumprimento da Lei da Aprendizagem.

A presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão, fez um pronunciamento para os jovens na abertura do evento. “Hoje eu estou encontrando o meu passado. Toda a minha formação foi na escola pública e consegui chegar aonde eu queria chegar. Valorizem sua escola e também seus professores. Todos vocês têm potencial e capacidade para chegar aonde vocês querem chegar no mercado de trabalho”, disse a magistrada.

A primeira palestra foi proferida pela assistente social do Centro de Integração Empresa-Escola, Bruna França. Ela falou sobre o papel da aprendizagem na promoção e integração social de jovens e adolescentes. A segunda palestra, com o tema “A Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz”, foi ministrada pelas especialistas em educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Ana Paula Melo e Soraya Vasconcelos.

Programação

Na parte da tarde, às 15h, houve uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho. A sessão teve como articulador o procurador do trabalho Antonio de Oliveira Lima e como público-alvo, além de parlamentares e autoridades, integrantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. O juiz auxiliar da Presidência, Paulo Régis Botelho, representou a presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão, no evento.

Os dias 13 e 14 de junho serão dedicados a visitas guiadas ao TRT. Estudantes conhecerão o Memorial da Justiça do Trabalho, a Sala de Sessões do Tribunal e a Biblioteca Aderbal Nunes Freire. No auditório da Escola Judicial, os jovens assistirão a vídeos institucionais e educativos.

A Semana Nacional da Aprendizagem é promovida pela Justiça do Trabalho em todo o Brasil, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego.