logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Semana Nacional da Aprendizagem tem programação especial no TRT/CE

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará prepara uma programação especial para a 2ª Semana Nacional da Aprendizagem, que será realizada no período de 12 a 16 de junho. As atividades, voltadas principalmente para estudantes de escolas públicas profissionalizantes, incluem palestras, visitas guiadas ao TRT/CE, distribuição de brindes e de materiais educativos e exposições.

A abertura do evento será realizada pela presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão, na segunda-feira (12/6), às 8h30, no auditório da Escola Judicial (Prédio Anexo II, 4º andar). Na sequência, haverá duas palestras promovidas pelo Centro de Integração Empresa-Escola e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ambas abordando temas relacionados à inserção de jovens no mercado de trabalho.

Na parte da tarde, às 15h, acontece uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho. A sessão tem como articulador o procurador do trabalho Antonio de Oliveira Lima e como público-alvo, além de parlamentares e autoridades, integrantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.

Os dias 13 e 14 de junho serão dedicados a visitas guiadas ao TRT. Estudantes conhecerão o Memorial da Justiça do Trabalho, a Sala de Sessões do Tribunal e a Biblioteca Aderbal Nunes Freire. No auditório da Escola Judicial, os jovens assistirão a vídeos institucionais e educativos.

Programação Permanente
Durante os dias do evento haverá exposições permanentes sobre aprendizagem. A Biblioteca do TRT/CE apresentará a “Vitrine da Aprendizagem e Combate ao Trabalho Infantil”, com vários livros e encartes sobre o tema . No pátio interno do Tribunal, os visitantes poderão ver a exposição “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”. A mostra reúne 12 painéis que retratam com textos, ilustrações, charges e fotografias a realidade de milhares de crianças brasileiras submetidas a esse tipo de atividade ilegal.

Promoção
A Semana Nacional da Aprendizagem é promovida pela Justiça do Trabalho em todo o Brasil, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo da campanha é conscientizar empresas sobre a importância da contratação de jovens e adolescentes conforme a legislação e intensificar as ações voltadas ao cumprimento da Lei da Aprendizagem.