logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Com inscrições encerradas, seminário em Sobral terá palestra sobre saúde mental do trabalhador

Estão encerradas as inscrições para o 4º Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Laboral, que será realizado em Sobral, nesta sexta-feira (26/5). Um dos destaques do evento é uma palestra sobre saúde mental do trabalhador, considerada causa do 6º acidente de trabalho mais comum no Brasil. O Seminário, promovido pela Justiça do Trabalho do Ceará, visa à formação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Ministrada por Maria de Fátima Duarte Bezerra, diretora-geral do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a palestra sobre saúde mental abordará doenças relacionadas ao trabalho em geral, com foco nas que atingem a mente humana.

“Na oportunidade, estaremos apresentando também os dados estatísticos de notificação do INSS e Sinan referentes a transtornos mentais relacionados ao trabalho e notificação compulsória em Rede Sentinela (unidades de saúde que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos ou acidentes relacionados ao trabalho) para a saúde do trabalhador”, explica a palestrante. Em 2016, 33 casos de afastamento causados por doenças mentais foram registrados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Transtorno de humor, como a depressão, transtornos neuróticos (síndrome do pânico e estresse pós-traumático, por exemplo) e o uso de substâncias psicoativas, como o álcool e drogas, são os principais transtornos mentais que causam incapacidade para o trabalho no Brasil. Segundo o professor Duílio Antero de Camargo, do Setor de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, essas patologias, comumente, desencadeiam-se a partir do chamado estresse ocupacional, ocasionado por fatores como cobrança abusiva de metas e assédio moral. “Há muita cobrança, muita competitividade nos ambientes corporativos, e a pressão que se forma leva às alterações”, afirma o profissional, que já palestrou sobre o assunto em evento similar no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.

Programação, exposições e atividades - No evento também serão debatidos temas como segurança do trabalho e cidadania, direito ambiental do trabalho e epidemia de acidentes de trânsitos. Além das palestras, empresas e entidades apresentarão boas práticas resultantes de experiências ligadas à saúde e segurança do trabalho.

A mostra “O Mundo sem Trabalho Infantil”, que reúne 12 painéis que retratam com textos, ilustrações, charges e fotografias a realidade de milhares de crianças brasileiras submetidas a esse tipo de atividade ilegal, ficará exposta no hall do Centro de Convenções de Sobral, local onde ocorre o Seminário. A curadoria da exposição é da gestão nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.

Também durante o dia, o Corpo de Bombeiros de Sobral realizará, no pátio externo do Centro de Convenções, uma exibição de equipamentos de segurança obrigatórios por lei que se fazem necessários em todas as atividades laborais. Uma demonstração do uso de extintores em âmbito industrial, de fábricas e comércios de modo geral também acontecerá.

Durante a tarde, educadores do Serviço Social da Indústria (Sesi) realizarão uma sessão de ginástica laboral antes da primeira palestrado do período.

Serviço
4º Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Laboral
Data: 26 de maio de 2017 (sexta-feira)
Local: Centro de Convenções de Sobral - Auditório Plutão
Endereço: Rua Visconde de Sabóia, 300 - Junco
Horário: 7h30 às 17h
Inscrições encerradas