logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho do Ceará convoca empresas com maior número de processos para a Semana da Conciliação

As empresas com os maiores números de ações na Justiça do Trabalho do Ceará estão sendo intimadas a apresentar relação de processos para acordos durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece de 22 a 26 de maio. O objetivo é estimular os maiores litigantes a buscarem solução para os processos por meio da conciliação.

Bancos públicos encabeçam a lista de empresas e órgãos com o maior número de ações em curso na Justiça do Trabalho do Ceará. A Caixa Econômica Federal lidera com 877 processos distribuídos nas varas do trabalho e no Tribunal Regional do Trabalho. Em seguida, aparece o Banco do Brasil, com 453 processos. Na terceira colocação está o Estado do Ceará, e na quarta, a Prefeitura de Fortaleza.

O coordenador das conciliações no TRT/CE, desembargador José Antonio Parente,vem reunindo-se com representantes das empresas desde o início de abril, para sensibilizá-los para a realização de acordos. “Estamos pedindo que as empresas apresentem propostas de acordos aos trabalhadores e participem das audiências da Semana da Conciliação também como forma de reduzir esse grande acervo de processos”, disse.

Na relação com os maiores litigantes da Justiça do Trabalho do Ceará aparecem ainda vários municípios cearenses, sindicatos, construtoras, fábricas de calçados e de tecidos, além dos Correios e da Companhia Siderúrgica do Pécem.

De acordo com o desembargador, não são apenas as grandes empresas e entidades que podem participar da Semana da Conciliação Trabalhista; qualquer empresa, seja de pequeno ou de médio porte, também pode entrar em contato com a unidade onde está tramitando o seu processo e solicitar a inclusão na pauta da Semana. Para isso, a Justiça do Trabalho coloca à disposição vários canais de comunicação.

Há, por exemplo, um telefone gratuito. É o 0800 280 1771, que atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h30. Também é possível fazer o agendamento por meio de formulário eletrônico disponível no site do Tribunal (www.trt7.jus.br).

Se preferirem, as partes ou seus advogados podem comparecer pessoalmente a uma das 37 varas do trabalho do Estado ou ao TRT/CE, dependendo de onde a ação esteja tramitando, e pedir a inclusão de seu processo. As demandas serão encaminhadas ao Tribunal ou às varas, que analisarão a possibilidade de incluí-las na pauta de audiências da Semana.

Resultados
No Ceará, os acordos firmados durante a Semana da Conciliação Trabalhista de 2016 somaram R$ 24,6 milhões. Foram realizadas 2.001 audiências, na primeira e na segunda instâncias, que resultaram em 1.102 acordos. Mais de seis mil pessoas foram atendidas. O evento, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, é um esforço conjunto dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho para solucionar o maior número possível de processos por meio de acordos.