logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Desembargadora Maria José Girão inaugura Data Center no Fórum Autran Nunes

Equipamento de informática instalado no Fórum Autran Nunes vai propiciar maior segurança aos processos eletrônicos. Um novo Data Center entregue aos magistrados de primeiro grau pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargadora Maria José Girão, nesta segunda-feira (8/5), garante uma maior proteção aos dados e sistemas da Justiça do Trabalho.

“Não devemos nos preocupar apenas com a segurança das pessoas e de prédios, mas temos que cuidar também da segurança das informações. Isso é primordial”, disse a presidente do TRT/CE. Ela ressaltou que a instalação do equipamento é um marco na proteção dos processos eletrônicos e também uma forma de valorizar os magistrados de primeiro grau.

Em sua fala, a desembargadora também fez um agradecimento ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins, pelo apoio na execução do projeto. “Nós tivemos uma ajuda substancial do Conselho. Quero enfatizar que o ministro Ives tem sido um excelente administrador e tem nos ajudado muito”, afirmou.

O Tribunal possui um Data Center instalado em sua sede, em uma moderna sala-cofre. O equipamento, que é responsável pela guarda dos sistemas e dados que circulam pela rede de computadores do Regional, precisava de suporte. Assim, seguindo recomendação da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho e do próprio Tribunal de Contas da União, a administração adquiriu um novo Data Center,  que passa a funcionar no Fórum Autran Nunes e servirá como redundância ao site principal, que fica no TRT.

“Esse ambiente de redundância tem o propósito de aumentar o nível de segurança, não só dos sistemas, mas principalmente das informações que eles contêm. Hoje, com os processos tramitando por meio eletrônico, quem faz a guarda desses processos são os equipamentos de informática”, explica o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRT/CE, Joarez Dallago.

 

Atualmente, há cerca de 160 mil processos trabalhistas em tramitação nas 37 varas do trabalho do Ceará, sendo que mais de 100 mil tramitam exclusivamente por meio digital, pelo sistema de Processo Judicial Eletrônico.

 

“Os processos são os maiores valores, o maior patrimônio da instituição. Garantir que não haja perda desses processos, perda de dados e também que não haja indisponibilidades dos sistemas é uma forma de assegurar que as informações cheguem a todos os usuários da Justiça do Trabalho”, disse o diretor da STI.