logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRTs já podem baixar nova atualização do PJe que disponibiliza assinador exclusivo

Os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Maximiliano Pereira de Carvalho e Fabiano Coelho, apresentaram a nova versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) aos desembargadores do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), na manhã desta quinta-feira (9/2). Segundo os magistrados, a versão 1.14, com novas ferramentas, já está disponível para atualização em todos os TRTs.

A recomendação principal destacada pelo magistrado e indicada por resolução do CSJT é a imediata migração da versão atual do PJe (1.13.2) para a nova (1.14), pois perde-se o suporte de uma versão anterior após 30 dias da disponibilização da nova versão.

Uma das novidades da versão 1.14 é a disponibilidade do assinador digital Shodõ, um aplicativo de assinatura digital desenvolvido exclusivamente pela Justiça do Trabalho. Integrado ao Processo Judicial eletrônico (PJe), a solução será uma nova opção aos usuários que precisam validar juridicamente documentos e processos digitais. Com o novo assinador, o usuário terá a liberdade de usar qualquer versão do Firefox ou navegador compatível, já que hoje não é permitido atualizar o navegador por incompatibilidade das versões atuais com a tecnologia Applet.

Ao contrário do PJeOffice, o Shodõ está embutido no sistema e, por isso, não precisa ser instalado na máquina do usuário. A vantagem é que se algum assinador apresentar inconsistência, os usuários do PJe na Justiça do Trabalho terão outra opção.

PJe no TST

Outro ponto abordado foi sobre a implementação do PJe no Tribunal Superior do Trabalho. A partir do dia 1ª de março, o PJe começará a funcionar nos processos distribuídos à Presidência e até o fim do ano, gradualmente, serão implementados nas turmas e órgãos judicantes. Outra novidade é o desenvolvimento de uma sala de sessões para o PJe integrada ao Plenário Virtual do TST, com previsão de entrega, também, em dezembro deste ano.

Também foi apresentada a ferramenta Jira, de monitoramento e de acompanhamento e gestão da plataforma do PJe, mostrando a logística de avaliação de sugestões de melhorias ao PJe apresentadas pelos tribunais. Os magistrados finalizaram informando que, a fim de conhecer melhor as necessidades, a equipe do PJe do TST pretende realizar visitas de cortesias aos regionais durante este ano, visando à aproximação da gestão do negócio e da gestão técnica com os TRTs.

Os juízes encerraram a apresentação com a exibição de um vídeo demonstrativo do assinador Shodõ. Confira o vídeo aqui.

Fonte: Divisão de Comunicação do CSJT