logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Retrospectiva 2016: Programa Trabalho Seguro foca trabalhadores da construção civil e da zona rural

A gestão regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) realizou, em 2016, várias ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho no Ceará, com atenção aos trabalhadores da construção civil e da zona rural. Seminários, visitas a canteiros de obras e amplas campanhas publicitárias foram algumas das atividades do grupo para reduzir os índices de acidentes nesses segmentos. Veja a seguir algumas iniciativas do PTS em 2016.

No mês de março, os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro visitaram as instalações da Companhia Siderúrgica do Pécem, no município de São Gonçalo do Amarante. Além de dialogar com administradores e operários, a comitiva do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará conheceu a estrutura do complexo portuário responsável por empregar milhares de trabalhadores.

No mês seguinte, houve o lançamento da campanha O Acidente Não Compensa, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará. Durante o ano, as entidades promoveram uma ampla campanha publicitária como forma de sensibilizar trabalhadores e empregadores do setor que acumula, atualmente, um dos maiores índices de acidentes de trabalho no Brasil.

A campanha O Acidente Não Compensa foi lançada inicialmente em um canteiro de obras, em Fortaleza, no dia 18 de abril. Na ocasião, cerca de 200 operários assistiram a peças teatrais, receberam brindes e dialogaram com magistrados e construtores sobre prevenção de acidentes. A campanha também foi lançada na Federação das Indústrias do Estado Ceará, onde empresários, técnicos em segurança do trabalho e sindicalistas debateram propostas para a prevenção de acidentes de trabalho no Estado.

Também em abril, a Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, foi palco de um evento alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho. No mesmo local, no dia 30, aconteceram ações voltadas ao Dia do Trabalhador, com a participação de várias entidades. Além do PTS, também participaram a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, a OAB-CE e entidades do sistema S (Senac, Senai e Sesc/Senat).

Guaraciaba do Norte, município localizado a 320 km de Fortaleza, recebeu, no dia 29 de junho, especialistas em saúde e segurança do trabalho para o terceiro Seminário Trabalho Seguro no Ambiente Rural. O evento reuniu mais de 700 pessoas, entre trabalhadores rurais, sindicalistas, estudantes e produtores rurais, para debater a prevenção de acidentes de trabalho na região da Serra da Ibiapaba.

Ainda no mês de junho, o Programa Trabalho Seguro colaborou com o I Encontro Estadual de Saúde e Segurança do Trabalho dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio e Serviços do Estado do Ceará e também no Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores(as) na Indústria da Construção Civil.

Encerrando o ano, no mês de dezembro, foi realizado o Fórum Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho em parceria com o Jornal O Povo. A iniciativa pretendia sensibilizar a sociedade sobre os riscos de acidentes de trabalho, principalmente em canteiros de obras, além de divulgar boas práticas em segurança e saúde no trabalho.