logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE participa do 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargadora Maria José Girão, participa do 10º Encontro do Poder Judiciário, nesta segunda e terça-feira (5 e 6 de dezembro), em Brasília (DF). O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, tem como objetivo aprovar as metas nacionais a serem cumpridas pelo Judiciário em 2017 e divulgar o desempenho parcial dos tribunais no cumprimento das metas deste ano.

O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Martins Filho, discursou na abertura do evento (5/12) e destacou a dificuldade que a Justiça do Trabalho enfrentou para alcançar seus objetivos ao longo de 2016. “Se hoje o desempenho da JT esteve um pouco aquém daquelas metas que nós esperávamos atingir, não foi por culpa nossa, mas exatamente pelo corte orçamentário que tivemos”, salientou. “Passamos o ano inteiro atrás de dinheiro para poder funcionar. Além disso, tivemos que cortar do quadro 2.500 estagiários e dispensar 2.500 terceirizados. Como não comprometer o desempenho com os Tribunais fechando as portas mais cedo e reduzindo o número de audiências?”, questionou.

Segundo ele, o “orçamento discriminatório”, se dá ao fato da Justiça do Trabalho estar 100 % engajada e inserida o Processo Judicial Eletrônico e ter sofrido um corte de 90% em investimentos de informática e em manutenção. “É simplesmente parar o Poder Judiciário Trabalhista,” destacou.

Mesmo assim, ele elogiou o desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho, que mesmo diante de dificuldades tiveram resultados expressivos. “Verifiquei que vários TRTs estão recebendo o Selo Diamante, ou seja, fizeram das tripas coração, do limão uma limonada, para continuarem funcionando.”

Papel da JT

O ministro também destacou o papel da Justiça do Trabalho para retomada do desenvolvimento econômico e social brasileiro. Ele ressaltou que o Judiciário Trabalhista tem feito reflexões para melhorar o desempenho quantitativo e qualitativo para recompor equilibradamente as relações de trabalho.

Particularidades da JT

Ives Gandra apontou ainda as particularidades do processo trabalhista, que contempla em uma única peça, diversos temas. De acordo com ele, as estatísticas de desempenho nacionais deveriam prever estes diferenciais. “Um único processo trabalhista pode ter de dois a 30 temas. Pois bem, tínhamos que ter uma estatística, uma coluna a mais, que representasse o número de temas em cada um de processos, pois é fundamental que as estatísticas do Poder Judiciário retratem fielmente o trabalho desempenhado pelos magistrados.”

Resolução 219/2016 CNJ

Ao longo de sua fala, o presidente do CSJT salientou que a Resolução 219/2016 do CNJ, que dispõe sobre a distribuição de servidores, de cargos em comissão e de funções de confiança nos órgãos do Poder Judiciário de primeiro e segundo graus está impactando negativamente e desestruturando o funcionamento da Justiça do Trabalho.

Para esclarecer a questão, o ministro disse que já encaminhou ofício à presidente do CNJ, ministra Carmem Lúcia. No documento, Ives Gandra pede que seja utilizada como parâmetro a Resolução 63/2010 do CSJT que veio estabelecer uma distribuição racional da força de trabalho de 1ª e 2ª instância na Justiça do Trabalho. “Se formos cumprir o que determina a resolução do CNJ, dezoito TRTs terão que passar 40% da sua força tarefa para a 1ª instância, prejudicando o desempenho e a forma de trabalho da 2º instância.”

O 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário se estende até terça-feira (6) e reúne presidentes e corregedores dos tribunais e Conselhos de Justiça, além de membros da área de governança e gestão estratégica do Poder Judiciário.

Com informações do CSJT.