logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Acordos na Justiça do Trabalho do Ceará já renderam mais de R$ 150 milhões a trabalhadores este ano

Os acordos realizados pela Justiça do Trabalho do Ceará neste ano já renderam R$ 150 milhões a trabalhadores. Dos 61 mil processos solucionados até final do mês de setembro, 22.700 foram resolvidos por meio de conciliações, o que representa um percentual de 37% de acordos realizados. Os números foram divulgado pelo Setor de Estatística do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.

O coordenador das conciliações no TRT/CE, desembargador José Antonio Parente, atribui o bom resultado às iniciativas que o Tribunal tem implementado para facilitar a realização de acordos. “O Tribunal está empreendendo esforços para ampliar as práticas consensuais de resolução de conflitos”, ressalta o magistrado. Ele cita como exemplo a recente criação do Núcleo Permanente de Conciliação (Nupec).

O serviço, de acordo com o desembargador, foi criado com o objetivo gerenciar e implementar estratégias que facilitem os acordos entre patrões e empregados. Um exemplo disso é o uso das novas tecnologias, como o WhatsApp, para receber pedidos ou até mesmo realizar acordos.

Outra finalidade do Nupec é organizar as Semanas de Conciliação. “Esse tipo de mutirão é uma forma de incentivar o diálogo entre as partes envolvidas em conflitos e reduzir o acervo de processos”, explica Antonio Parente. A próxima Semana Nacional da Conciliação será realizada no período de 21 a 25 de novembro. A Semana é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e envolve todos os ramos e instâncias do Poder Judiciário.

Para Conciliar
Para marcar uma audiência de conciliação, basta passar uma mensagem com o número do processo e o nome das partes para o WhatsApp 98818-9393. O pedido será analisado e, caso seja possível incluí-lo na pauta de processos das varas do trabalho ou do Tribunal, as partes serão notificadas para comparecer à audiência.

Além do serviço do WhtsApp, também é possível solicitar audiência de conciliação – para a Semana - por meio do telefone 0800 280 1771. O número gratuito funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

Há também um formulário eletrônico disponível no site do TRT/CE (www.trt7.jus.br). Seu preenchimento é fácil e o pedido de audiência vai direto para a unidade onde está o processo. Se preferirem, as partes ou seus advogados podem dirigir-se pessoalmente a uma das unidades da Justiça do Trabalho em todo o Estado e pedir a inclusão do processo na pauta da Semana de Conciliação.