logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE realiza primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa

Membros da Rede de Governança Colaborativado Tribunal Regional do Trabalho do Ceará reuniram-se pela primeira vez no dia 28 de outubro para discutir, entre outros pontos, alterações em sua composição e definir o papel de cada um de seus representantes. Formada por cerca de 60 profissionais, entre magistrados, assessores e diretores do TRT/CE, além de membros de entidades representativas, a Rede é um canal de interação criada com o objetivo de aperfeiçoar os serviços da Justiça do Trabalho.

Para a presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão, o fortalecimento da Rede de Governança é mais uma ação da administração do Regional em prol de uma gestão participativa. “É necessário buscar mecanismos para dividir o poder com todos que fazem a Justiça do Trabalho”, afirmou. Segundo a magistrada, o servidor precisa sentir-se valorizado para integrar e colaborar com a administração.

O gestor de metas do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente, classificou o encontro como um ato histórico. “Estamos vivendo uma verdadeira democratização do Judiciário. As administrações estão deixando de ser imperialistas, onde o presidente centraliza tudo, e estão buscando o diálogo. Os gestores precisam ouvir e dar oportunidade aos talentos que surgem”, ressaltou.

Criada em 2014, a Rede ainda não havia sido totalmente estruturada. Está entre suas atribuições elaborar, monitorar, controlar e revisar o Planejamento Estratégico do Regional, além mantê-lo alinhado aos planos estratégicos da Justiça do Trabalho e do Conselho Nacional de Justiça. “Seus órgãos, em especial os polos e o Comitê de Gestores, constituem um canal de interação para que possamos identificar as melhores iniciativas e colocá-las em prática”, esclarece a secretária de gestão estratégica, Ana Paula Zaupa.

Composição
A Rede de Governança Colaborativa do TRT/CE é composta pelo Comitê Regional, que tem como membros os desembargadores integrantes da Comissão Permanente de Planejamento Estratégico e o juiz auxiliar da Presidência; pelo Comitê de Gestores - que é coordenado pelo desembargador-gestor de metas e agrega assessores e diretores do Tribunal - e por Polos Regionais, com representantes das varas de Fortaleza, Quixadá, Cariri e Sobral, além de representação da OAB, do Sindissétima e da AmatraVII.

Eleição
Durante o encontro foram escolhidos representantes dos Polos Regionais. Para o Polo de Fortaleza foi eleita a diretora da 1ª Vara, Flávia Andréa Ferreira; para o Polo de Quixadá, a diretora de secretaria da Vara de Limoeiro do Norte, Maria Verônica de Araújo; e para o Polo Regional do Cariri, o diretor de secretaria da 3ª Vara do Cariri, Paulo Rogério Moura. Não havia servidores de Sobral na reunião. Suas duas unidades serão consultadas para elegerem o representante.

Análise da Estratégia
Também foi realizada a segunda Reunião de Análise da Estratégia em 2016. Esses encontros são realizados a cada quatro meses com o objetivo de verificar os indicadores em relação às metas que o Regional deve alcançar. Serve também para identificar problemas e buscar soluções para resolvê-los. Ao todo, foram analisados nove objetivos e treze indicadores.