logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Exposição itinerante Um Mundo Sem Trabalho Infantil está no Fórum Autran Nunes

A Justiça do Trabalho do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (10/10), a exposição itinerante Um Mundo Sem Trabalho Infantil. A mostra, promovida pelo Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, foi aberta pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargadora Maria José Girão, no Fórum Autran Nunes. Com painéis que retratam as piores formas de trabalho infantil, a exposição pretende chamar a atenção da sociedade para a exploração da mão de obra de crianças e de adolescentes.

Em sua fala, a presidente do TRT/CE defendeu que a solução para o problema do trabalho infantil passa por uma educação em tempo integral. “É necessário que os governantes, em todas as esferas de poder, tenham a consciência de que essas crianças precisam de escolas em tempo integral. A criança que fica o dia todo na escola tem menos possibilidade de ser explorada”, afirmou.

Para uma das gestoras regionais do Programa desembargadora Regina Gláucia Cavalcante a educação também é uma das formas de afastar as crianças e adolescentes do trabalho. “Diversas pesquisas mostram que uma das principais causas de evasão escolar é o ingresso precoce de crianças e de adolescentes no mercado de trabalho, que, sem qualificação profissional, acabam ingressando no mercado informal ou em serviços pesados”, avalia.

De acordo com a magistrada, é de suma importância que o tema seja discutido exaustivamente, uma vez que as leis existentes para proteger as crianças e adolescentes nem sempre são cumpridas ou mesmo compreendidas pela sociedade. “A exposição é mais uma iniciativa da Justiça do Trabalho para que o tema seja abordado e a sociedade brasileira seja chamada a repensar o problema”, esclarece.

A exposição reúne 12 painéis que retratam com textos, ilustrações, charges e fotografias a realidade de milhares de crianças brasileiras submetidas a esse tipo de atividade ilegal. A mostra fica até o dia 21 de outubro, no Fórum e de 24 a 28, no prédio-sede do TRT/CE.


A mostra, que é itinerante, foi montada a primeira vez em 12 de junho, em Brasília, no Tribunal Superior do Trabalho, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e já percorreu vários estados. Aqui no Ceará, a exposição foi planejada para marcar as ações da Justiça do Trabalho para o Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro. A intenção da Administração do TRT/CE é, posteriormente, levar a exposição para fóruns do interior do estado.

Convidados – Além de magistrados e de servidores, também compareceram ao evento várias autoridades, como o secretário Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, e o Secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Virgínio Clementino.