logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE participa de homenagens aos 18 anos de funcionamento do IDT

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) comemorou 18 anos de funcionamento em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, no dia 23 de agosto. O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará José Antonio Parente foi um dos convidados agraciados com placa comemorativa. A solenidade atendeu requerimento do deputado Evandro Leitão (PDT).

“Agradeço a todos que fazem o IDT ser homenageado nesta Casa Legislativa, no momento em que alcançamos nossa maioridade institucional. A homenagem representa o reconhecimento público da dimensão social do trabalho que fazemos, com muito zelo e dignidade, em atendimento aos que procuram nossos serviços, principalmente os trabalhadores desempregados”, ressaltou Antônio Gilvan Mendes, presidente do Instituto.

Durante a solenidade, foram entregues 18 placas em homenagem a entidades e a personalidades ligadas ao mundo do trabalho. Entre as instituições homenageadas, estavam o TRT/CE, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, a Procuradoria Regional do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará.

O IDT foi criado em 1998 e completou 18 anos em 1º de julho. A instituição foi qualificada como organização social habilitada a executar políticas públicas do trabalho, por meio de contrato de gestão e outros instrumentos utilizados pelo Estado com seus parceiros institucionais. Ela é responsável, por exemplo, pelo recrutamento, seleção e intermediação dos profissionais para o mercado de trabalho e atendimento para o seguro-desemprego.

Parceria
Em abril de 2010, o TRT/CE e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará assinaram termo de cessão de uso em que a Justiça do Trabalho disponibilizava área no prédio do Fórum Autran Nunes, no Centro de Fortaleza, para a instalação de unidade de atendimento do IDT. A assinatura do termo de cessão aconteceu entre o coordenador estadual do SINE/CE à época, Ari Célio Régis Mendes, e o então presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente. A parceria durou aproximadamente cinco anos.

Com informações e fotos da Assembleia Legislativa do Ceará