logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE apresenta boas práticas para preservar a memória da Justiça do Trabalho

Nesta quarta-feira (10/8), último dia do 8º Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em Campo Grande (MS), servidores de diversos TRTs e profissionais da área apresentaram boas práticas para preservar a memória da Justiça do Trabalho.

Durante o evento, o projeto "Programa de Gestão Documental das Varas do Interior do Ceará" foi apresentado pelas servidoras do TRT/CE Cláudia Giovana Lopes Silva e Ana Virgínia Lima de Lucena. Elas relataram como era a estrutura organizacional dos processos arquivados em algumas unidades. "Os processos ficavam no chão em uma garagem e eu fiquei muito preocupada com a realidade de algumas varas do interior", contou Claudia. A partir daí, o projeto foi desenvolvido para organizar, limpar e catalogar o acervo, além de melhorar o ambiente físico para arquivar os processos. Atualmente, o programa já foi implementado em quatro varas do trabalho da região.

O empresário Wellington Rodrigues da Silva apresentou boas práticas do Siabi-Memorial, software gerenciador de arquivo capaz de ajudar a controlar documentos arquivísticos, tanto no meio físico como no digital. O sistema, que foi implantado de forma pioneira no TRT/CE, ganhará uma nova plataforma que foi desenvolvida a partir de uma solicitação do Memorial do TRT/MS. A atualização do sistema trará inúmeros avanços e será implementada inicialmente nos Regionais de Mato Grosso do Sul e do Ceará.

A preservação da memória da Justiça do Trabalho também foi defendida pela doutora Maria Augusta de Castilho, professora do curso de História da Universidade Católica Dom Bosco, que apresentou o projeto "Análise Histórica dos Processos Trabalhistas do TRT de Mato Grosso do Sul de 1962 a 1984". O convênio, firmado em 2008 entre o Tribunal e a instituição de ensino, disponibilizou quase 17 mil processos findos para análise dos acadêmicos, sob a supervisão de professores de História, Direito, Letras, Geografia e Economia. Nesses oito anos de projeto, 54 artigos científicos foram escritos por 60 bolsistas do curso de História, 18 bolsistas de Direito e uma bolsista de Arquitetura, com a ajuda de 18 orientadores. Parte desse trabalho foi retratado no livro eletrônico "Justiça do Trabalho no Curso da História de MS", lançado pelo Presidente do TRT/MS, desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, na terça-feira (9/8).

Clique aqui para acessar as fotos do 8º Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho.

Fonte: TRT/MS