logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Guaraciaba do Norte sedia terceira edição do Seminário Trabalho Seguro no Ambiente Rural

Guaraciaba do Norte, município localizado a 320 Km de Fortaleza, recebeu, dia 29 de junho, especialistas em saúde e segurança do trabalho para o terceiro Seminário Trabalho Seguro no Ambiente Rural. O evento, organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará em parceria com outras 43 instituições, reuniu mais de 700 pessoas, entre trabalhadores rurais, sindicalistas, estudantes e produtores rurais para debater a prevenção de acidentes de trabalho na região da Serra da Ibiapaba.

Na abertura do evento, os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), o desembargador Francisco José Gomes e o juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto, dialogaram com os presentes sobre Trabalho Seguro Rural e a Justiça do Trabalho. Os magistrados apresentaram estatísticas sobre acidentes de trabalho e mostraram as principais ações desenvolvidas pelo PTS no Ceará.

Os efeitos dos defensivos agrícolas na saúde dos trabalhadores da região foi assunto do fisioterapeuta Jaime Barros da Silva. O profissional, que atua no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador em Tianguá, revelou que, de 2008 a 2015, 1.153 trabalhadores foram intoxicados por agrotóxicos. Segundo ele, esse número não corresponde à realidade, pois muitos casos não são notificados. “Sabemos de mortes de trabalhadores por câncer relacionado ao trabalho, mas existe apenas um registro nos últimos sete anos”, afirma.

A manipulação de agrotóxicos também foi tema de palestra com o professor de ecotoxicologia dos agrotóxicos e saúde ocupacional da Universidade Estadual Paulista, Joaquim Gonçalves Machado Neto. Ele falou sobre os aspectos da prevenção e controle de acidentes no trabalho com agrotóxicos.

Guaraciaba do Norte e os demais municípios que compõem a chapada da Ibiapaba têm a economia baseada na agricultura, principalmente a horticultura de tomate, repolho e assemelhados. Mas a região também se destaca nacionalmente no segmento da floricultura, posicionando o Ceará como um dos maiores produtores e exportadores de flores do País.

O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Lebre, expressou a preocupação da entidade com a segurança dos trabalhadores rurais. “Quanto mais seguro o trabalhador estiver, mais acidentes serão evitados, o produtor vai pagar menos multas e indenizações e o governo vai gastar menos com benefícios previdenciários”, disse. O técnico da CNA proferiu palestra sobre Agropecuária e o Desenvolvimento Sustentável em Face à NR-31.

O professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará, Leonardo Monteiro, falou sobre segurança em equipamentos e máquinas agrícolas. Ele reconhece que houve um crescimento de acidentes envolvendo os trabalhadores do campo, principalmente entre aqueles que manuseiam máquinas. “Na prática, a frequência de acidentes com conjuntos tratorizados é bastante elevada, sendo que os prejuízos abrangem operários, produtores e a sociedade em geral”, ressaltou.

Além de temas relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores, também foram abordados assuntos como o uso correto de equipamentos de proteção individual e direitos previdenciários. As duas últimas edições do Seminário Trabalho Seguro no Ambiente Rural aconteceram em Fortaleza e Limoeiro do Norte. Devido ao sucesso do evento, os organizadores pretendem levá-lo, ainda este ano, para outras regiões do interior do Ceará, principalmente para aquelas onde há uma maior incidência de acidentes do trabalho.

VEJA ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO