logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Bicicletários já estão disponíveis para público da Justiça do Trabalho do Ceará

Eles têm o privilégio de chegar mais rápido ao trabalho, sentem-se livres, evitam congestionamento no trânsito, vivenciam a cidade de maneira mais próxima, ficam mais dispostos e aumentam os benefícios para a saúde. Cada vez mais servidores optam por utilizar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho.

Para estimular essa prática, a Justiça do Trabalho do Ceará passou oferecer, desde este mês de maio, três paraciclos para estacionamento de bicicletas. Os bicicletários estão disponíveis para servidores, magistrados, funcionários terceirizados, estagiários, advogados e público em geral e encontram-se no Fórum Autran Nunes (Centro de Fortaleza), no Anexo 1 da sede do TRT/CE (Aldeota) e no Fórum do Cariri (Juazeiro do Norte).

Um paraciclo é um tipo de bicicletário mais simples, onde estruturas afixadas no chão servem de apoio para estacionar bicicletas de maneira rápida, gratuita e segura. Na Justiça do Trabalho, cada estação é composta por seis suportes e um totem contendo cartaz que divulga os benefícios do uso desse meio de transporte. Devido a um fluxo maior de pessoas, está prevista a instalação de uma segunda estação no Fórum Autran Nunes, na calçada da Av. Tristão Gonçalves, que aguarda autorização da Prefeitura de Fortaleza.

A campanha exposta nos paraciclos reforça a importância da adoção da bicicleta como meio de transporte. "A bicicleta é ecológica, porque não emite poluentes; é econômica, porque não precisa de combustível e tem baixo custo de manutenção; é rápida, porque não fica presa em engarrafamentos; e é saudável, porque melhora a frequência cardíaca, tonifica membros inferiores e previne doenças de ossos e músculos", afirma Silvana Dias, coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental do TRT/CE (Ecosétima) e incentivadora da campanha.

Para mais informações sobre como usufruir os melhores benefícios da bicicleta, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza cartilha online com dicas de uso, manutenção e de trajetos que contêm ciclofaixas ou ciclovias na cidade.

Parcerias - A ação da Ecosétima de instalação dos paraciclos contou com o apoio da Divisão de Engenharia, da Divisão de Comunicação Social, da Diretoria do Fórum Autran Nunes e da Diretoria do Fórum do Cariri. A ação atende ao Plano de Logística Sustentável da Justiça trabalhista cearense, dentro do indicador que busca incentivar a realização de ações que promovam a prática de atividades físicas e esportivas como melhoria para a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Confira abaixo depoimentos de servidores que já adotaram o hábito de usar bicicleta.