logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Dia da Segurança e Saúde no Trabalho: entidades vão à Praça do Ferreira com serviços

No Dia da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) associou-se a diversas instituições públicas e privadas para um dia de prestação de serviço no Centro de Fortaleza. Houve orientações nas áreas de saúde, jurídica, previdenciária e de segurança no trabalho. Também foram oferecidos ao público serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, cadastramento de doador de medula óssea, emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto ressaltou a importância do momento e frisou que os trabalhadores merecem respeito no desempenho de suas atividades. Ele lamentou que no Brasil as estatísticas apresentem recordes em acidentes e doenças relacionados ao trabalho. “Isso sem citar o número de trabalhadores que falecem ou são lesionados no trânsito, desempenhando atividades laborais, e que não são registrados como vítimas de acidentes de trabalho”, lembrou o magistrado, que é um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro.

Outros oradores, representantes de instituições presentes ao ato, também se manifestaram, focalizando a segurança e a saúde no trabalho, principalmente o fator da prevenção. Centenas de cartilhas e folders e materiais educativos sobre a temática foram distribuídos para os trabalhadores que passaram pela Praça do Ferreira.

Além das ações no Centro da cidade, o TRT/CE, por meio do Programa Trabalho Seguro, lançou uma campanha de conscientização para a prevenção de acidentes em canteiros de obras. O primeiro lançamento da campanha O Acidente Não Compensa reuniu cerca de 200 operários, empresários, engenheiros, sindicalistas e magistrados em obra de um edifício residencial em Fortaleza, no dia 18 de abril.

O segundo lançamento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado Ceará (FIEC) no dia 25 de abril. Na ocasião, empresários, técnicos em segurança do trabalho e sindicalistas assistiram a palestras e debateram propostas para a prevenção de acidentes de trabalho no Estado.

A campanha O Acidente Não Compensa, realizada em parceira com o Sindicato das Construtoras do Ceará, prevê realização de palestras, visitas a canteiros de obras, distribuição de material educativo e a veiculação de campanhas publicitárias em rádio e televisão.

Instituições
Participaram das ações solidárias aos trabalhadores na Praça do Ferreira a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador; a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; o Instituto Nacional de Seguridade Social; a Universidade Federal do Ceará; além de sindicatos de trabalhadores e centrais sindicais.