logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro lança campanha O Acidente Não Compensa na FIEC

A gestão regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) lançou, na segunda-feira (25/4), a campanha O Acidente Não Compensa na Federação das Indústrias do Estado Ceará (FIEC). Cerca de 200 empresários, técnicos em segurança do trabalho e sindicalistas assistiram a palestras e debateram propostas para a prevenção de acidentes de trabalho no Estado. A iniciativa é do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) em parceria com o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon).

Em seu pronunciamento, um dos gestores regionais do PTS, desembargador Francisco José Gomes, falou sobre os altos índices de acidentes de trabalho no Ceará e no Brasil. Ele também manifestou preocupação com os custos dos acidentes para a sociedade. “Com o acidente de trabalho todos perdem. Perdem o trabalhador e sua família, perde o Estado e perde igualmente o empresário, que fica sem a mão de obra qualificada e muitas vezes tem que arcar com vultosas quantias em face das indenizações por danos materiais e morais”, frisou.

De acordo com os dados da Previdência Social, o Brasil registrou 704 mil acidentes de trabalho em 2014. 2.783 trabalhadores morreram e 13.833 ficaram incapacitados permanentemente. Comparado com 2013, o número de acidentes de trabalho no País teve um decréscimo de 2,97%.

O Ceará ocupa a terceira posição no ranking de acidentes de trabalho no Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e de Pernambuco. Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, com dados de 2014, 13.315 trabalhadores cearenses sofreram acidentes de trabalho, o que dá uma média de 36 casos por dia. Do total, 60 trabalhadores morreram e 276 ficaram incapacitados de forma permanente para o trabalho.

Dentro da programação de lançamento da campanha O Acidente Não Compensa na FIEC, também houve duas palestras com foco nos prejuízos causados pelos acidentes. A primeira, com o advogado trabalhista Cleto Gomes, teve como tema O Acidente de Trabalho e as Consequências para o Empregador. Na segunda palestra, o gerente de Saúde e Medicina Ocupacional do SESI, Gustavo Nicolai, falou sobre os custos dos acidentes de trabalho para empresas.

Campanha
A campanha O Acidente Não Compensa teve seu primeiro lançamento em um canteiro de obras de Fortaleza, no dia 18 de abril. Na ocasião, cerca de 200 operários assistiram a peças teatrais, receberam brindes e dialogaram com magistrados e construtores sobre prevenção de acidentes. A iniciativa segue até o final do ano e prevê ainda realizações de palestras, visitas a obras, distribuição de material educativo e a veiculação de campanhas publicitárias em rádio e televisão.